Agosto Lilás: Prefeitura de Santana lança campanha de combate à violência contra mulher

9 de agosto de 2022

No município, a campanha se estenderá durante todo o mês de agosto. Confira:
Na manhã do último sábado (06), a Prefeitura de Santana deu início às programações em alusão ao Agosto Lilás, mês de combate à violência contra a mulher. A primeira ação ocorreu na Av. Santana, com uma blitz educativa para chamar a atenção da população para a data e informar, por meio de panfletos, a extensa programação que acontecerá durante o mês.
A campanha relembra os 16 anos da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06), considerada símbolo de resistência e referência nacional contra este tipo de violência, que pode acontecer em qualquer espaço de convívio social.
O prefeito de Santana, Bala Rocha, compareceu à atividade e destacou que a Prefeitura de Santana é uma aliada no combate à violência contra a mulher.
“A Prefeitura de Santana está ao lado das mulheres, combatendo a violência e mostrando-se contra todo e qualquer tipo de violência. Estruturamos a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres para apoiar todas as políticas que promovem o bem-estar social, a saúde e a educação das mulheres, e essencialmente protegendo as mulheres e colaborando no enfrentamento à violência”, conclui o gestor.
Este ano, o cronograma para o Agosto Lilás inclui sanções de leis municipais em prol das mulheres, palestras em associações de bairros, com foco em templos religiosos e seguimentos do comércio; uma grande caminhada pelas ruas de Santana e para encerrar, uma blitz fluvial, para alertar sobre os perigos do escalpelamento.
A Secretária Municipal da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Santana (SPPMS), Léa Soryana, explica que a blitz é um chamamento para a população se conscientizar sobre a importância do Agosto Lilás.
“Estamos reunidos com toda a equipe da Prefeitura Municipal de Santana, juntamente com a Secretária Estadual de Políticas para Mulheres, Renata Apostolo, para conscientizar a população contra todo e qualquer tipo de violência contra a mulher”, ressalta a secretária.
Veja a programação do Agosto Lilás em Santana:
Quarta-feira, 10/08 às 09h – Abertura do Agosto Lilás com Sanções de Leis. Local: Av. Santana, em frente à Prefeitura do município.
Dia 11 à 31/08 – Palestras em Associações de Bairros sobre o direito da mulher e as leis que as resguardam.

Fotos: Crisyano Mendes/Acervo PMS

Sábado, 20/08 às 08h – Grande Caminhada.
Saída: Prefeitura de Santana
Chegada: Praça Cívica
Terça-feira, 30/08 – Blitz nos Rios em Combate ao Escalpelamento.
As ações serão mediadas pelas equipes da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Santana (SPPMS) e da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMASC), contando com o apoio de vários outros segmentos públicos que defendem os direitos das mulheres, como a Delegacia dos Direitos das Mulheres de Santana (DCCM), Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Santana (CMDM/STN), CRAM (Centro de Referência em Atendimento à Mulher), Polícia Militar (4° Batalhão da PM), dentre outros.
Luana Silveira
Prefeitura de Santana