
Acervo PMS.
A Prefeitura Municipal de Santana, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sandel) deu largada na abertura oficial do Santana Verão 2025 neste domingo, 13, nos balneários, clubes e áreas de banho e recreação da segunda maior cidade amapaense.
E o clima foi de muita animação, gente bonita se bronzeando e a bola rolando solta nas areias de um lugar que se tornou referência para os banhistas santanenses.
A Praia do Vermelho, localizada na região do Anauerapucu, foi ‘a pedida’ de dezenas de famílias e frequentadores que foram prestigiar e até participar das competições esportivas que aconteciam simultaneamente, como também favoreceu para muitos empreendedores que viram uma oportunidade de lucrar no local.
As modalidades de Futebol de Areia e Vôlei de Praia (tanto masculino como feminino) registraram um grande número de inscritos: somente para disputar pela premiação do futebol masculino, foram 16 times formados por moradores ribeirinhos do Rio Vila Nova, e muitos vindos até de municípios vizinhos.
Aluízio Souza, de 24 anos, veio de Mazagão, juntamente com mais cinco amigos e logo se envolveu na programação esportiva que a Prefeitura de Santana estava organizando no local.
Para Aluízio, o lugar é inédito e estratégico.
“Sempre passo de voadeira nesse trecho e via essa praia surgindo, mas essa é a primeira vez que paro e venho aproveitar com os amigos”, disse.
Outro que também aprovou e não poupou elogios à praia foi o aposentado Nilson Soares, de 69 anos, que mora próximo ao local e convidou parentes e amigos para conhecer o excepcional lugar.
Em sua própria lancha, o aposentado estava entre as mais de 30 embarcações que aproveitaram o sol do meio-dia para se banharem e saborearem as opções de comidas que estavam sendo vendidas na praia.
“Tem que aproveitar que a maioria dos parentes consegue uma ‘folguinha’ no domingo e parte para um lugar que não seja muito longe de casa, e aqui já se tornou bem conhecido e visitado para quem mora nessa região”, contou o aposentado.
Boas vendas
Quem viu a Praia do Vermelho como um local positivamente lucrativo foi a empreendedora Marilda Barros, de 44 anos, que logo montou um pequeno ponto para vender opções de comidas para quem aproveitava o lazer do local.
Além de camarão com limão, vatapá, e até espetinhos variados (carne, calabresa) e água mineral foram muitos consumidos pelos banhistas da praia.
Quase toda a produção levada pela empreendedora chegou a ser vendida, para a felicidade de quem foi apostando confiantemente nas vendas.
“Se eu soubesse que seria assim, teria feito mais comida. Mas já saio muito feliz com essa boa venda que já tive hoje”, comemorou.
De acordo com o prefeito de Santana, Bala Rocha, o Santana Verão favorece consideravelmente o turismo e a economia local.
“O Santana Verão movimenta a nossa economia, garante diversão às pessoas e mostra o nosso turismo. Na nossa gestão, impulsionamos atividades esportivas na Praia do Vermelho que hoje virou sensação entre as famílias santanenses. Muitos outros balneários da cidade também recebem apoio”, disse o prefeito Bala Rocha.
A programação do Santana Verão segue nos próximos finais de semana, envolvendo todos os balneários localizados nos distritos de Ilha de Santana, Anauerapucu e Igarapé da Fortaleza.
Emanoel Jordânio
Assessor de Comunicação
Last modified: 14 de julho de 2025