
Na noite de segunda-feira (7), a Capitania dos Portos do Amapá (CPAP) realizou uma cerimônia especial em comemoração aos seus 126 anos de fundação. O evento reuniu autoridades civis, militares e convidados para celebrar a trajetória da instituição que tem papel estratégico no desenvolvimento da região.
O Capitão dos Portos do Amapá, Capitão de Fragata Daniel Thomaz Moraes, relembrou marcos importantes da atuação da Capitania e sua contribuição histórica para o estado:
“A nossa história se confunde com a própria história do povo amapaense. Realizamos o levantamento biográfico da bacia do Rio Amazonas no trecho entre a Serra do Navio e o Porto de Santana, tornando possível a industrialização no Amapá e contribuindo rumo à emancipação política do estado.”

Presente na solenidade, o prefeito de Santana, Bala Rocha, prestou homenagem à Marinha do Brasil e destacou a importância da Capitania para a Amazônia:
“Esta Capitania é a guardiã do esplendoroso e grandioso Rio Amazonas, com uma atuação essencial na segurança náutica e na qualificação dos profissionais das embarcações. Então congratulo todos os integrantes da Marinha do Brasil aqui de Santana e do Amapá.”
Lucas Mota
Assessoria de comunicação
Prefeitura de Santana
Last modified: 8 de julho de 2025