A campanha Fevereiro Laranja, promovida pela Prefeitura de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, teve como foco a conscientização sobre a leucemia e a importância da doação de medula óssea. Dentro da programação oficial, foi realizado nesta quarta-feira (26) um seminário voltado para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), fortalecendo o conhecimento sobre os sinais da doença e incentivando a captação de doadores na comunidade.
O evento aconteceu no Cine Teatro Silvio Romero e contou com palestras de especialistas. A Dra. Rosilene Ferreira Cardoso, pediatra, falou sobre os sinais e sintomas da leucemia em crianças e adolescentes, enquanto Fabiano Fonseca, responsável pelo Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME) no Amapá, destacou a importância da ampliação do número de doadores cadastrados.
Luciléa Freitas, responsável técnica na pasta da Saúde da Criança da Secretaria de Saúde de Santana, destacou o papel essencial dos ACS no diagnóstico precoce da doença: “Esse evento fortalece o conhecimento dos nossos agentes, que são o elo entre a comunidade e os serviços de saúde. A identificação precoce pode salvar vidas”, afirmou.
Já a Ana Célia, responsável técnica pelas doenças crônicas do município, reforçou a importância da campanha: “A leucemia é uma doença grave, mas com diagnóstico precoce e tratamento adequado, as chances de cura aumentam. Além disso, incentivar a doação de medula óssea é um gesto de solidariedade que pode transformar vidas”, disse.
SEJA UM DOADOR DE MEDULA ÓSSEA
Se você tem entre 18 e 35 anos, está saudável e quer ajudar a salvar vidas, cadastre-se como doador de medula óssea. O processo é simples e seguro. Basta apresentar os seguintes documentos na recepção de doadores do HEMOAP, em Macapá:
Documento oficial com foto
CPF ou cartão do SUS
Comprovante de endereço
Além disso, é necessário estar em bom estado geral de saúde, sem doenças infecciosas, incapacitantes, neoplásicas (câncer), hematológicas (do sangue) ou do sistema imunológico. O voluntário poderá ser chamado para a doação até os 60 anos.
A Prefeitura de Santana segue promovendo ações de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce da leucemia e da doação de medula óssea. Seja a esperança de alguém. Cadastre-se como doador e ajude a salvar vidas!
Ívina Oliveira
Assessoria de comunicação
Prefeitura de Santana
Last modified: 26 de fevereiro de 2025