Secretaria Municipal de Educação realiza reunião com FNDE para otimizar transporte escolar na zona rural

25 de setembro de 2024

Na manhã desta terça-feira, 24 de setembro, a Secretaria de Educação de Santana recebeu o técnico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Gabriel Araújo, para tratar de questões relacionadas ao transporte escolar, com foco nas rotas que atendem à zona rural. A reunião contou com a presença de membros do Conselho CACS/FUNDEB e da equipe da SEME.

Durante o encontro, Gabriel Araújo explicou que a visita faz parte de uma pesquisa que busca compreender as particularidades regionais para melhorar o transporte escolar, especialmente durante os períodos de inverno e estiagem. Ele destacou que a pesquisa não tem caráter fiscalizador, mas visa identificar soluções para facilitar o acesso dos alunos às escolas. Também foram discutidos programas como o PNATE, Caminho da Escola e o uso do aplicativo SETE para a gestão do transporte.

Outro ponto abordado foi a necessidade de mais profissionais acompanhando os alunos no transporte, especialmente devido ao aumento de estudantes com necessidades especiais. Essa demanda impacta a oferta de vagas nos veículos e a gestão de recursos humanos e materiais, como a aquisição e manutenção dos ônibus.

A reunião reforçou o compromisso do município de Santana em buscar soluções eficazes para garantir um transporte escolar mais seguro e acessível, especialmente para os alunos da zona

Karoline Silva

Última modificação: 25 de setembro de 2024