’Farmácia Móvel’: serviço facilita acesso da população a medicamentos em Santana

21 de julho de 2024

A Prefeitura de Santana está realizando o projeto “Farmácia Móvel” para aprimorar o acesso da população à assistência farmacêutica. A iniciativa utiliza um veículo adaptado para transportar e dispensar medicamentos essenciais diretamente nas Unidades Básicas de Saúde do município, beneficiando especialmente pessoas com dificuldades de locomoção, limitações físicas e idosos.

Como funciona

O serviço opera de segunda a sexta, das 08h às 12h, seguindo um itinerário planejado para coincidir com os dias de atendimento das Equipes Multidisciplinares (EMUT) e Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD). A unidade móvel é equipada para garantir o armazenamento seguro dos remédios e atender às normas sanitárias.

Benefícios para a população

• Acesso facilitado: os medicamentos são entregues diretamente nas unidades de saúde, eliminando a necessidade de deslocamento dos pacientes.

• Atenção farmacêutica: o farmacêutico realiza anamnese, acompanhamento de tratamentos e orientação sobre o uso correto dos medicamentos, promovendo a saúde e prevenindo enfermidades.

• Uso racional dos medicamentos: O projeto visa conscientizar os pacientes sobre os riscos do uso incorreto de remédios, garantindo tratamentos mais seguros e eficazes.

A Farmácia Móvel reforça o compromisso em melhorar a qualidade de vida dos santanenses, promovendo a equidade no acesso à saúde e reduzindo as disparidades no atendimento farmacêutico.

Última modificação: 21 de julho de 2024