Agente de trânsito da STTrans participa de treinamento da S.W.A.T em São Paulo

19 de julho de 2024

O agente de trânsito Cleber Brandão, que integra a equipe da Superintendência de Transportes e Trânsito de Santana (STTrans), está em São Paulo desde o dia 16 de julho participando do treinamento policial da S.W.A.T (Special Weapons And Tactics, em português, Armas e Táticas Especiais).

Nos Estados Unidos, os policiais da S.W.A.T recebem preparação militar especializado para lidar com situações não-convencionais. No Brasil, assemelha-se ao treinamento do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE).

O agente arcou com todas as despesas para realizar o curso e viajar até São Paulo. Para Cleber, a capacitação será muito proveitosa, principalmente em relação às táticas operacionais e às novas tecnologias, que, segundo ele, poderão ser implementadas em Santana.

“É uma formação muito importante para ampliar o conhecimento. Eu sou servidor de um órgão que faz parte da segurança pública, e enquanto segurança viária, precisamos estar sempre atualizados. Esse curso me traz várias contribuições sobre táticas operacionais, tanto na viária quanto na segurança pública, e abriu o leque de informações que precisam estar sempre atualizadas em relação às novas tecnologias, que advêm principalmente de outro país, para serem colocadas em prática no município”, explicou.

A capacitação dura até o dia 27 de julho e é exclusiva para policiais e outros agentes públicos de segurança. Durante a preparação, o participante aprende técnicas em ambientes reais, com exercícios de força contra força, disparos de fuzil, entre outros.

Luana Silveira
Prefeitura de Santana