Encontro da Rede de Atendimento à Mulher visa melhorias no enfrentamento à violência

13 de junho de 2024

A Prefeitura de Santana, através da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPMS), reuniu nesta quinta-feira, 13, diversas instituições que integram a Rede de Atendimento à Mulher (RAMS).

O encontro aconteceu no Centro de Atendimento à Mulher (CRAM), no bairro Paraíso, e contou com a participação de membros do Ministério Público do Amapá, Juizado da Mulher, Delegacia da Mulher, Patrulha Maria da Penha, Conselho Municipal da Mulher e secretarias municipais de Saúde e Assistência Social.

Segundo Léa Soryana, titular da SPPMS, a reunião teve como principal objetivo fortalecer as entidades que atuam no enfrentamento à violência e que trabalham de forma integrada em Santana.

“Nós buscamos o fortalecimento dessa Rede que atua no combate à violência, para que essas mulheres tenham a garantia dessas políticas públicas e para que este trabalho esteja bem alinhado e fundamentado com todas as instituições envolvidas na proteção delas”, explicou a secretária.

As reuniões acontecerão a cada dois meses em locais diferentes, para que haja uma imersão no trabalho desenvolvido por cada instituição.

A RAMS é prevista em Lei

Em Santana, a Lei Nº 1373/2021 institui a Rede de Atendimento à Mulher (RAMS) para vítimas de violência doméstica, familiar e sexual. Este trabalho integrado de várias entidades públicas visa uma melhor aplicabilidade da Lei Maria da Penha.

Luana Silveira
Prefeitura de Santana