Combate à Dengue: Secretaria de Saúde destaca ações no combate ao mosquito Aedes aegypti

13 de março de 2024

Acervo Prefeitura de Santana.

A cidade de Santana tem se empenhado na luta para combater a dengue, uma das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Para conscientizar a população e reduzir os casos da doença, a Secretaria de Saúde tem implementado diversas medidas preventivas.

A secretária de saúde, Ithiara Madureira, ressaltou a importância do engajamento da população no combate à Dengue. Segundo ela, “A dengue é uma realidade que precisamos enfrentar juntos. A Prefeitura de Santana intensifica as ações de prevenção, mas é crucial que cada cidadão faça a sua parte.”

Acervo Prefeitura de Santana.

A secretária destacou as principais ações realizadas pela Prefeitura para combater o mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, a dengue. Dentre elas, estão:

1. Mutirões de limpeza: A Secretaria de Saúde tem promovido mutirões de limpeza em diferentes bairros da cidade, visando eliminar possíveis criadouros do mosquito. Durante essas ações, equipes de agentes de combate às endemias orientam os moradores sobre a importância de manter quintais limpos e eliminar recipientes que possam acumular água parada.

2. Campanhas de conscientização: Por meio de campanhas educativas, a Prefeitura de Santana visa conscientizar a população sobre a importância de adotar medidas preventivas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Por meio de panfletos informativos, cartazes e palestras, a mensagem de combate à dengue é disseminada em escolas, empresas e demais locais de grande circulação de pessoas.

3. Controle vetorial: A Secretaria de Saúde realiza constantemente ações de controle vetorial durante as quais são realizadas vistorias em imóveis para identificar possíveis focos de reprodução do Aedes aegypti.

A luta contra a dengue é uma responsabilidade de todos. Com ações efetivas e a participação ativa da população, é possível reduzir os casos da doença e garantir a saúde e bem-estar da comunidade santanense. A Prefeitura de Santana continuará empenhada em combater o mosquito Aedes aegypti para manter a cidade livre da dengue. Faça sua parte, mantenha seu quintal limpo e ajude-nos nessa batalha contra a doença!

Ívina Oliveira

Última modificação: 13 de março de 2024