Eleição do novo Conselho Municipal de Saúde será realizada em fevereiro

5 de fevereiro de 2024

Acervo Prefeitura de Santana.

No próximo mês, acontecerá a eleição dos membros do Conselho Municipal de Saúde. Agendada para o dia 26 de fevereiro, a eleição será um marco importante na definição das políticas de saúde que impactam diretamente a vida dos cidadãos.

A Prefeitura Municipal de Santana , por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Conselho Municipal de Saúde comunicam, através de edital publicado nos atos oficiais do município de 04 de dezembro de 2023, a realização do processo que vai eleger o Conselho Municipal de Saúde de Santana no período de 2024 a 31/12/2025.

A eleição dos membros do Conselho Municipal de Saúde está baseada na Lei conforme Resolução nº 141/2023-CES/AP

O documento convoca as entidades, instituições e movimentos representativos de usuários, trabalhadores de saúde e prestadores de serviços de Saúde contratados ou conveniados, com ou sem fins lucrativos, para participarem do processo. Também informa o cronograma de todo o processo, incluindo o regulamento e as datas das assembleias de eleição dos conselheiros dos segmentos que possuem representantes na composição do Conselho, com todas as disposições gerais.

Acervo Prefeitura de Santana.

O Conselho Municipal de Saúde desempenha um papel fundamental na tomada de decisões sobre questões relacionadas à saúde no município, desde a formulação de políticas até a fiscalização e monitoramento dos serviços prestados. Composto por representantes do governo, profissionais de saúde, usuários do sistema e entidades prestadoras de serviços na área da saúde, o Conselho é um espaço democrático de diálogo e participação social.

A eleição será organizada pela Comissão Especial Eleitoral, conforme definido em Reuniões Ordinárias do Conselho Municipal de Saúde. E tem como objetivo garantir a transparência, a lisura e a participação de todos os interessados. As inscrições para candidatos já estão abertas, e a comunidade é incentivada a participar ativamente, seja como candidato ou como eleitor.

Acervo Prefeitura de Santana.

As inscrições das entidades e dos movimentos sociais de usuários do SUS,
das entidades de profissionais de saúde e das entidades de prestadores de serviços de saúde e gestores serão feitas presencialmente na Sede do Conselho Municipal de Saúde, situada à situada à Rua Pedro Salvador Diniz, 791 – C, Bairro Centro, Santana/AP, no período de 17/01 a 13 de fevereiro de 2024, no horário das 08:00h às 12:00h, preenchendo o formulário de inscrição com nome da instituição e do representante ao seu respectivo segmento de representatividade até a data final para inscrição.

Com a proximidade da eleição, a comunidade se mobiliza e se prepara para participar ativamente desse importante processo democrático, que terá impacto direto na qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população santanense.

CLIQUE AQUI E ACESSE O EDITAL E A FICHA DE INSCRIÇÃO PARA PARTICIPAR DA ELEIÇÃO DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE SAÚDE DE SANTANA

Ívina Maria

Assessoria de Comunicação – Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA)

Última modificação: 5 de fevereiro de 2024