CRAM de Santana acolheu 1.842 mulheres em 2023, aponta balanço divulgado pela SPPMS

2 de fevereiro de 2024

Acervo Prefeitura de Santana.

O Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) divulgou um balanço das atividades realizadas durante o ano de 2023. De janeiro a dezembro do último ano, a unidade acolheu um total de 1.842 mulheres, proporcionando atendimento psicológico, jurídico e social para aquelas em situação de violência.

Para viabilizar os serviços, o CRAM utiliza recursos do Governo Federal e uma contrapartida do município de Santana, por meio da Secretaria Municipal Extraordinária de Políticas Públicas para Mulheres de Santana (SPPMS). Além dos acolhimentos convencionais, diversas atividades foram realizadas nas ruas, com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de combater a violência contra a mulher.

Acervo Prefeitura de Santana.

O destaque vai para a programação do “Agosto Lilás”, que movimentou as ruas da cidade com um grito de resistência pelo fim da violência de gênero. Também foram desencadeadas blitz terrestres e fluviais em parceria com a Marinha do Brasil para prevenir o escalpelamento. Houve ainda a coleta de doações de cabelos, visando elevar a autoestima das vítimas dessa violência, além da distribuição de kits higiênicos para ribeirinhos em situação de vulnerabilidade, com o apoio do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania e do grupo Unilever.

Essa articulação contou com o apoio do prefeito Sebastião Bala Rocha, da secretária de Políticas Públicas para Mulheres de Santana, Léa Soryana, do deputado federal, José Augusto Puppio, e da ativista social, Ester de Paula.

Acervo Prefeitura de Santana.

Em novembro, o CRAM facilitou o acesso aos serviços, disponibilizando um número de telefone para quem precisa agendar atendimentos ou buscar informações. Os interessados podem ligar ou enviar mensagens pelo WhatsApp através do número (96) 98434-1431.

Serviços oferecidos

O Centro proporciona acolhimento humanizado às vítimas, oferecendo atendimento social, psicológico, orientação jurídica, oficinas e ações educativas de prevenção à violência. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h. O endereço do CRAM é Avenida São Paulo Apóstolo, nº 932, bairro Paraíso.

Luana Silveira
Assessora de Comunicação