Semduh divulga balanço de atividades do Departamento de Fiscalização no ano de 2023

10 de janeiro de 2024

Acervo Prefeitura de Santana.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), por meio do Departamento de Fiscalização Ambiental, está realizando uma avaliação das atividades realizadas ao longo do ano de 2023.

De janeiro a dezembro do ano passado, o departamento executou 3.840 trabalhos, incluindo 1.000 fiscalizações em empreendimentos, emissão de 700 licenciamentos, concessão de 100 autorizações ambientais e 48 fiscalizações noturnas em bares, restaurantes e outras atividades relacionadas.

O chefe de fiscalização da Semduh, Francisco Oliveira, destaca que durante este período, o setor atendeu solicitações para ações educativas contra crimes ambientais, contando com o apoio da brigada ambiental.

“Além das notificações, abordagens técnicas e aplicação de autuações, foi um ano bastante intenso, no qual saímos de uma pandemia e tivemos que manter as atividades em andamento simultaneamente. Reconhecemos que esses resultados são positivos e, evidentemente, benéficos para a população”, enfatizou Oliveira.

Acervo Prefeitura de Santana.

Além das ações, o departamento também investigou mais de 800 denúncias de ocorrências ambientais in loco.

O município registrou 45 ações de educação ambiental, incluindo instalação de placas educativas, atenção a pontos de lixeiras públicas, terrenos baldios, entre outras iniciativas.

Acervo Prefeitura de Santana.

O Secretário Helder de Lima destacou positivamente os resultados do balanço.

“Estivemos praticamente dois anos enfrentando a pandemia, o que, obviamente, dificultou as operações de campo. No entanto, nunca interrompemos nossas atividades. Este ano, com o retorno à normalidade, conseguimos dobrar o número de atividades. Ainda há muito a ser feito para manter o município ordenado, conscientizando a população sobre a importância do meio ambiente, entre outros trabalhos. Estamos no rumo certo e temos a certeza de que, neste ano de 2024, vamos redobrar nossos esforços em prol da população e do município”, afirmou Lima.

O departamento também encaminhou 35 processos resolvidos ao Ministério Público Estadual e organizou 12 eventos, incluindo capacitações e outros programas.

Keila Góes – Assessoria de Comunicação/Semduh

Última modificação: 10 de janeiro de 2024