’Santana Agro’: Programa que impulsiona agricultura familiar foi lançado nesta terça, 19

20 de dezembro de 2023

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

O “Santana Agro” é um programa que visa impulsionar as atividades produtivas da piscicultura, agricultura e extrativismo no município, por meio de capacitações e entrega de kits contendo materiais essenciais para o desenvolvimento econômico rural. O lançamento ocorreu nesta terça-feira, 19, no Sebrae Santana, e contou com a presença de parceiros e trabalhadores rurais.

Durante o evento, o prefeito Bala Rocha fez questão de agradecer e valorizar o trabalho desses cidadãos que movimentam a economia da cidade.

“Estamos empenhados em proporcionar resultados práticos e concretos para cada trabalhador que participe do programa. Por isso, somos gratos e estamos fortalecendo cada vez mais o setor econômico e rural”, destacou o prefeito.

Os produtores da agricultura familiar serão os principais beneficiados, tendo acesso a capacitações e kits de materiais que visam aumentar a produtividade.

“Isto vai contribuir significativamente para os meios de produção em nossa comunidade, já que o projeto é abrangente, oferecendo equipamentos e, principalmente, educação para aprimorar nosso trabalho”, comentou Flávio Lemos, agricultor da Comunidade 5 Chagas.

Serão oferecidos cursos de acordo com a vocação econômica de cada comunidade, adaptando-os às necessidades dos trabalhadores, como por exemplo, cursos de mecanização agrícola, manejo de açaizais, manutenção de motosserras e motores de rabeta, além de criação de peixes em viveiros escavados e educação financeira.

Também serão disponibilizados três tipos de kits para aumentar a produtividade na área rural.

1. Kit ‘Açaí Forte’: Caixas plásticas de 50 litros, capacete de segurança, luvas de vaqueta, cinto paraquedista e motor de rabeta;

2. Kit ‘Extrativista, Agroextrativista’: Caixas plásticas de 50 litros, luvas de vaquetas, colete de salva-vidas classe III e motor de rabeta;

3. Kit ‘Agricultor’: Caixas plásticas de 50 litros, luvas de vaquetas e motor de rabeta.

Lucas Mota

Prefeitura de Santana