Inovatech: startups comemoram oportunidade de apresentar seus negócios durante o evento

18 de dezembro de 2023

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Ailton Leite.

A Feira Inovatech, promovida pela Prefeitura de Santana em comemoração aos 36 anos do município, representou uma importante vitrine para a demonstração de negócios, especialmente para as startups. Durante o evento, diversas empresas tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos ao público.

Presente no mercado desde 2021, a Amazon Biofert foi uma das startups que participaram da Inovatech. Trabalhando com um biofertilizante e condicionador de solo à base de resíduos amazônicos, principalmente o caroço do açaí, a empresa é a pioneira na Amazônia e a segunda no país a produzir biochar, um carvão ativado que reduz em até 50% o uso de NPK na agricultura.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Ailton Leite.

“Para ter uma ideia, aproximadamente 2 milhões de toneladas de caroços de açaí são gerados anualmente. Uma tigela de açaí que uma pessoa consome gera cerca de oito tigelas de resíduos. Se esses resíduos forem queimados, como frequentemente ocorre em olarias, geram 40 tigelas de CO2, resultando em um grande impacto ambiental. Nosso produto vem na contramão, buscando reduzir essa emissão, e devolver para a natureza o melhor que ela nos proporciona, como forma de compensação”, explicou um dos sócios da empresa, o engenheiro agrônomo Wesley Resplande.

Ele destaca a importância de eventos como a Inovatech, principalmente para startups, ao oferecer visibilidade e permitir o contato do público com o produto e a empresa.

“Uma feira importante como esta, não apenas o evento em si, mas os incentivos fiscais oferecidos pelo município, possibilitarão investimentos que vão gerar renda e empregos para a cidade”, enfatizou.

O diretor comercial da Amazonbai, André Badaró, representando a cooperativa de açaí do Bailique e beira do Amazonas, acredita que a feira de inovação proporciona a demonstração do trabalho desenvolvido por eles, que é pouco conhecido.

A cooperativa trabalha há bastante tempo com polpa de açaí, inclusive exportando o produto. No entanto, eles inovaram ao passar a produzir também o açaí liofilizado.

“Esse é um processo aplicado à polpa que mantém as propriedades do açaí e possibilita sua utilização em várias indústrias, como a alimentícia, farmacêutica e de suplementos”, explicou.

Ele ressaltou que participar da Inovatech representa a oportunidade de expor o trabalho desenvolvido pela empresa.

“Estamos contentes em participar deste evento e, além disso, em fazer parte desta cidade com a instalação de nossa fábrica aqui em Santana, que vai produzir o liofilizado e o exportará daqui para o mundo”, destacou.

Ailton Leite

Prefeitura de Santana