‘A capoeira mudou a minha vida’, diz capoeirista mais antiga de Santana

18 de dezembro de 2023

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Ailton Leite.

A capoeira foi destaque durante a última noite da Inovatech, evento promovido pela Prefeitura de Santana em celebração aos 36 anos da cidade.

Capoeiristas de vários grupos do município se reuniram em uma roda de apresentação ao som do berimbau, comemorando a oportunidade de participar do evento.

Para Ana Paula Maciel, que ingressou na capoeira há 28 anos e é considerada a praticante da modalidade mais antiga de Santana, a atividade mudou sua vida. Hoje, ela coordena um projeto social que visa resgatar jovens da criminalidade por meio do esporte.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Ailton Leite.

“Assim como a capoeira mudou a minha vida, buscamos, através desse projeto desenvolvido no bairro Remédios II, mudar a vida de crianças e jovens da minha comunidade”, ressaltou a capoeirista.

O contra mestre, Mesquita Machado, da Fundação Malícia Capoeira, mencionou que participar da Inovatech demonstra o respeito e reconhecimento do poder público municipal à capoeira, que desempenha um papel social em Santana, contribuindo para a formação de cidadãos.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Ailton Leite.

“Para nós, é uma grande honra fazer parte deste evento e celebrar os 36 anos de Santana. Agradecemos ao prefeito, Bala Rocha, por esse reconhecimento. A capoeira tem sido uma ferramenta importante para a cidadania em Santana; temos exemplos de alunos que ingressaram na universidade ou no serviço público. Isso é gratificante, e o convite da Prefeitura para participarmos de um evento tão significativo nos enche de orgulho, mostrando que estamos cumprindo nosso papel social”, refletiu.

Ailton Leite

Assessor de Comunicação/Prefeitura de Santana