2ª Minimaratona Cidade de Santana atrai milhares corredores; conheça os dez primeiros colocados

4 de dezembro de 2023

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

Neste domingo, 3, milhares de corredores profissionais e amadores participaram da 2ª edição da Minimaratona Cidade de Santana, como parte das comemorações do aniversário de 36 anos do município, dentro do projeto “Viva Santana”. Este ano, a corrida ofereceu vagas para os interessados em percorrer 5 e 13 quilômetros.

A largada para a prova foi dada por volta das 6h30. Como novidade este ano, a organização realizou o “Top 10”, onde os dez primeiros colocados nas categorias principais foram premiados. Foram disponibilizadas 1.600 vagas. O prefeito de Santana esteve presente e ressaltou a importância da Minimaratona.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

“A gente sente que a Minimaratona Cidade de Santana é grandiosa e, por isso, este ano trouxemos novidades. Isso demonstra a enorme potencialidade que nosso município possui para essa modalidade esportiva. Considero que tudo foi muito bonito e alegre. No próximo ano, será ainda melhor”, disse o gestor.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

A organização também disponibilizou vagas para cadeirantes e deficientes visuais. Segundo Biraga Rocha, secretário de Desporto e Lazer de Santana, a Minimaratona se consolida como uma das principais provas de rua do calendário de corridas do Amapá.

“Foi um sucesso total. Este ano introduzimos o ‘Top 10’, uma novidade nas corridas do estado, e dessa forma, definitivamente entramos para o calendário oficial de corridas. Contamos com atletas profissionais de outras cidades, o que nos enche de orgulho, pois sabemos que estamos no caminho certo”, destacou.

Na categoria principal (13 km), José Maria Arruda finalizou a prova em 44 minutos e 54 segundos. No feminino, Rosilda Brito concluiu em 54 minutos e 6 segundos.

“Gostei do percurso da prova; tem umas ladeiras que exigem um pouco mais. Consegui fechar com um bom tempo e, graças a Deus, deu tudo certo. Parabenizo a organização e espero poder competir no próximo ano”, disse Arruda.

Além de troféus e medalhas, os vencedores receberam uma quantia em dinheiro. Todos os participantes ganharam uma medalha de honra ao mérito pela participação.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

Abaixo estão as posições dos primeiros colocados por categorias:

Principal (13km)

1°: Zé Maria Arruda