Viva Santana: Afro Marabatuque e inauguração da revitalização da Praça do Fórum marcam início de programação alusiva ao aniversário da cidade

27 de novembro de 2023

Acervo Prefeitura de Santana.

O projeto “Viva Santana” alusivo ao aniversário de 36 anos do município teve início nesta sexta-feira, 24, com o evento Afro Marabatuque e a inauguração da revitalização da Praça do Fórum, um importante espaço de lazer para a população santanense.O Afro Marabatuque celebrou o mês da Consciência Negra com apresentações de capoeira, break dance, batuque, marabaixo, além da participação da Escola de Samba Império do Povo.

Acervo Prefeitura de Santana.

“Pratico capoeira há 27 anos e o evento de hoje mostra claramente como o poder público pode impulsionar a nossa cultura. Trouxemos os 10 grupos de capoeira da cidade e fizemos algo lindo e gigante”, comentou o mestre Besquita Machado.

Acervo Prefeitura de Santana.

Em 20 de novembro, celebramos o Dia da Consciência Negra, uma data importante para relembrar a história cultural e de resistência desse povo.”É uma honra abrir o Viva Santana com o Afro Marabatuque, principalmente neste mês da Consciência Negra, evidenciando a valorização da gestão em relação à história, cultura e resistência do povo negro em nosso município”, informou o secretário de Promoção de Igualdade Racial, Caio Correa.

O palco do evento foi a Praça do Fórum, inaugurada no mesmo dia, e agora revitalizada, tornando-se um espaço confortável para as famílias.

“A Praça do Fórum humaniza nossa cidade e será um dos palcos do Viva Santana; está muito bonita, com áreas para esporte e lazer, especialmente para nossas crianças”, afirmou o prefeito Bala Rocha.

A praça também sediará o evento “Santana Sabores” nos próximos dias 01, 02 e 03 de dezembro, impulsionando a economia local.

“Trabalho há mais de 5 anos aqui na praça e essa revitalização é maravilhosa para nós, pois, aliada aos eventos do Viva Santana neste final de ano, vai aumentar muito o nosso movimento”, comentou Creuza Farias, ambulante

Lucas Mota
Prefeitura de Santana