Município de Santana é local escolhido para abertura oficial da campanha de vacinação contra Influenza

23 de novembro de 2023

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

De forma inédita, o município de Santana foi o local escolhido pelo Ministério da Saúde, para dar início a mais uma importante campanha de vacinação, que irá abranger toda a região Norte do país.

Nesta quarta-feira (22), iniciou-se a ação de mobilização para incentivar a vacinação contra a Influenza.

O evento aconteceu na Policlínica de Saúde Dr. Alberto Lima. Participaram da cerimônia, importantes representantes do Brasil, no que diz respeito à imunização, como a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, o diretor do Departamento de Imunização e Doenças Imunopreveníveis, Eder Gatti, pelo Ministério da Saúde; o governador do Amapá em exercício, Teles Júnior; e a superintendente da Secretaria de Vigilância em Saúde do estado, Claudia Monteiro, a Secretária de Saúde do Estado, Silvana Vedovelli, além do prefeito do município de Santana Sebastião Bala Rocha e da Secretária municipal de Saúde, Ithiara Madureira.

Pela primeira vez, a pasta mudou a estratégia de imunização para atender às particularidades climáticas do Norte, que inicia agora o “Inverno Amazônico” – período de maior circulação viral e de transmissão da gripe.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

“Reconhecendo o município de Santana, aqui na região Norte, que fez um excelente trabalho de imunização. Hoje, o Ministério da Saúde está promovendo a ação de vacinação contra a influenza. É uma forma adaptarmos a estratégia de vacinação nessa região que tem um ciclo sazonal, os ciclos de chuva são muito diferentes do resto do país. E a gente precisa obedecer às particularidades de cada região. E por isso, nós começamos agora, aqui na região norte. Antecipando a vacinação contra a gripe, para que a população tenha a oportunidade de se vacinar, antes da doença acontecer”, ressaltou a Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel.

A mobilização, e ações direcionadas da campanha, vão até o dia 15 de dezembro.
O Dia D de mobilização para a vacina inicia dia 25 de novembro.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

O imunizante utilizado é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil.

O prefeito Bala Rocha, reforça a importância da antecipação do calendário vacinal no município e faz um pedido para a população: “A campanha de vacinação foi antecipada, para podermos combater o com mais eficiência o vírus da gripe. Por isso, o município está trabalhando em várias frentes para levar a vacinação a população. Temos a van da vacina, a lancha da vacina, vacinas em todas as nossas unidades de saúde, além de pontos itinerantes espalhados pela cidade. Então, não deixe de vacinar. Vacina salva vidas”, finalizou.

Entre as estratégias que serão adotadas pelos municípios, estão a realização do Dia D de vacinação, busca ativa de não vacinados, imunização nas escolas e para além das unidades de saúde, checagem da caderneta e intensificação da vacinação em áreas ribeirinhas, quilombolas, indígenas, dentre outras.

Eliane Vidal

Assessoria de Comunicação | Prefeitura Municipal de Santana/SEMSA