Prefeitura de Santana aplica avaliação formativa nas escolas municipais

20 de setembro de 2023

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Renata Rodrigues.

Durante o período de 19 a 22 de setembro, todas as escolas municipais de ensino fundamental da zona urbana e rural de Santana estarão aplicando a avaliação formativa do Sistema de Avaliação Educar pra Valer (SAEV) para os alunos.

O SAEV consiste em uma prova (objetiva e de fluência) realizada na rede educacional do município. Essas avaliações fornecem informações objetivas que auxiliam na tomada de decisões sobre orçamento, políticas públicas e investimentos.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Renata Rodrigues.

O ciclo avaliativo desempenha um papel crucial na governança municipal, ajudando a tomar decisões e aprimorar a qualidade dos processos de ensino, resultando em melhorias na eficiência e dos indicadores educacionais da cidade. O SAEV identifica áreas de ineficiência no processo de alfabetização dos estudantes.

O programa ajuda a identificar as necessidades da comunidade e é fundamental para direcionar esforços e recursos para áreas que precisam de atenção, além de subsidiar informações para a elaboração do planejamento estratégico, visando a definição de metas e objetivos dentro do ambiente escolar.

Renata Rodrigues

Última modificação: 21 de setembro de 2023