Prefeitura de Santana planeja retorno do tradicional Interdistrital de futebol

12 de setembro de 2023

Nesta terça-feira, 12 de setembro, representantes dos distritos que fazem parte do município de Santana estiveram reunidos para planejar o retorno de uma das competições amadoras mais importantes do futebol municipal. Durante a reunião, dirigentes e membros da prefeitura organizam o tradicional Interdistrital de futebol, que não era realizado há pelo menos 15 anos.

Imagem: acervo PMS.

No primeiro encontro, foram discutidos a fórmula de disputa, o regulamento e a logística para a realização das partidas. Confirmaram presença na competição de 2023 os distritos de Igarapé do Lago, Ilha de Santana, Anauerapucu, Alto Pirativa e Piaçacá. Este ano, a sede dos jogos será na comunidade de Igarapé do Lago, localizada a cerca de 96 quilômetros do Centro de Santana.

“Essa é uma competição que estava esquecida há pelo menos 15 anos. Portanto, decidimos resgatá-la e promover as disputas, valorizando os moradores locais. Esta reunião serve para estreitar e alinhar as regras da disputa. Isso é um compromisso do prefeito Bala Rocha em promover esporte e lazer para todas as pessoas”, afirmou Biraga Rocha, secretário Extraordinário de Desporto e Lazer de Santana.

O último campeão do Interdistrital santanense foi a equipe da Ilha de Santana. Apesar disso, os rivais estão determinados a mudar a história e prometem se fortalecer para a competição. Dona Maria José, representante de Piaçacá, afirmou que está otimista com a participação de sua equipe e pretende lutar pelo título.

“A gente vem forte, porque temos jogadores muito bons em nossa comunidade. É ótimo ver o Interdistrital retornando, até porque eu não acreditava que esses jogos voltariam para nós. Já fazia tanto tempo que não acontecia e agora está de volta. Eu gostei muito disso”, disse.

A previsão para o início da competição está marcada para o dia 7 de outubro, mas essa data pode sofrer alterações. Vicente Conrado, da comunidade de Igarapé do Lago, também considera importante o retorno do Interdistrital de Santana.

“Eu acho isso muito importante. Vai movimentar as comunidades com o futebol, e muitas pessoas terão a oportunidade de vender suas coisas e ganhar uma renda extra. Como Igarapé do Lago será a sede, esperamos receber todos na abertura da competição”, concluiu.

Jonhwene Silva
Assessor de Comunicação/Prefeitura de Santana