Prefeitura de Santana promove semana de vacinação antirrábica na área rural

30 de agosto de 2023

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Eliane Vidal.

A Secretaria Municipal de Saúde de Santana, por meio da Vigilância Epidemiológica, já está realizando a etapa rural da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal de 2023. A estimativa é imunizar 4.000 animais, incluindo cães e gatos, em todo o município, superando os números de 2022.

Na zona rural, a ação ocorrerá de forma itinerante, com a equipe realizando visitas casa a casa e em pontos estratégicos para a imunização. A primeira etapa aconteceu no Ramal da Totóia, localizado no distrito de Anauerapucu.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Eliane Vidal.

A campanha de vacinação antirrábica é realizada anualmente e é uma medida crucial para evitar que os animais nas comunidades rurais fiquem suscetíveis à transmissão da raiva, protegendo assim a população contra essa zoonose altamente letal.

O principal critério para a vacinação é que o animal esteja em boas condições de saúde e tenha, no mínimo, três meses de idade. A vacina tem validade de um ano, portanto, é fundamental aplicar o reforço anual. Cuide do bem-estar de seus animais e da segurança de toda a comunidade. Vacinar é um ato de carinho e responsabilidade!

Eliane Vidal

Última modificação: 30 de agosto de 2023