Prefeito Bala Rocha participa da assinatura da ordem de serviço para construção do Terminal Hidroviário de Santana

24 de julho de 2023

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

O prefeito de Santana, Bala Rocha, participou nesta segunda-feira, 24, da assinatura da ordem de serviço para a construção do Terminal Hidroviário do município. A obra, que deverá começar nos próximos dias, tem previsão de entrega para dezembro de 2024, conta com uma emenda de R$ 12 milhões do senador Randolfe Rodrigues e será coordenada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit).

O prefeito Bala Rocha destacou a importância da obra para o município e agradeceu à Câmara Municipal de Vereadores por ter aprovado o projeto de lei de doação do terreno para a construção do novo porto.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

“Quero aqui agradecer aos vereadores pela aprovação desta lei para que o terreno pudesse ser doado para a obra. Ao senador Randolfe, que conseguiu os recursos e articulação junto ao governo federal para este importante terminal, um sonho de todos os santanenses que vai virar realidade”, destacou.

O prefeito ressaltou que se trata de um porto de embarque e desembarque de passageiros.

“É importante ressaltar que teremos um espaço exclusivamente para passageiros. Carga e descarga continuarão sendo realizadas no porto do Grego, ou seja, os passageiros embarcam aqui e o navio vai buscar as cargas ao lado ou vice-versa, e assim seguirá sua viagem”, acrescentou.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte, Fabrício Galvão, que representou o ministro dos Transportes, também ressaltou o esforço de todos para a realização deste grande empreendimento.

“Uma obra que conta com o esforço de todos, do senador Randolfe, da bancada federal do Amapá e do governo federal. Essa união nos trouxe aqui e não vamos somente trabalhar nesta obra, mas também em outras importantes para o desenvolvimento do Amapá”, ressaltou.

O governador do Amapá, Clécio Luís Vieira, enfatizou que o porto de passageiros sempre foi um sonho dos santanenses e lembrou que o prefeito Bala Rocha sempre buscou formas de realizar este projeto.

“Morei por três meses aqui em Santana, como todos sabem, e pude ver de perto essa necessidade dos santanenses de ter um porto que pudesse ser um lugar digno para embarque e desembarque de passageiros. Aqui é a porta de entrada do nosso estado. O prefeito Bala sempre deixou claro que queria, sim, entregar essa obra, e hoje estamos aqui vendo que finalmente Santana vai ganhar seu porto”, frisou.

O senador Randolfe Rodrigues, autor da emenda para a construção do porto, falou um pouco sobre a história da cidade, do povoado na ilha de Santana e da importância do município para a economia e desenvolvimento do estado.

“É importante destacar que o prefeito Bala Rocha nos procurou para conversar sobre essa obra e sugeriu que viesse a ser chamado de Porto do Povo de Santana e assim será. Queremos aqui ressaltar que estamos assinando essa ordem de serviço e que vamos entregar um porto moderno para todos os santanenses”, frisou.

A obra

O Porto Público de Pequeno Porte (IP4) tem previsão de investimento total de R$ 23.370.919,21 milhões, sendo que o senador Randolfe Rodrigues garantiu R$ 12 milhões em emendas para as obras que serão realizadas pelo Dnit. O espaço conta com a infraestrutura local, bem como a urbanização do entorno e mais mobilidade urbana para quem entra e sai do terminal.

O Porto do Povo, como será chamado, terá uma área de quase 4 mil metros quadrados, com bilheteria, banheiros, área administrativa, lanchonetes, lojas e estacionamento, além de contar com a instalação de um cais flutuante de 52m de comprimento.

Ailton Leite
Assessor de Comunicação/Prefeitura de Santana