Prefeito de Santana nomeia novos membros para o Conselho Municipal de Cultura

16 de junho de 2023

Foto: Crisyiano Mendes | Acervo Prefeitura de Santana.

Nesta quinta-feira, 15, o prefeito de Santana, Sebastião Rocha, deu posse a 16 membros titulares e suplentes do Conselho Municipal de Cultura. Os representantes da Sociedade Civil foram selecionados por meio de votação democrática e transparente realizada presencialmente nos dias 27 e 28 de maio. A cerimônia de posse ocorreu no auditório do Grupo Perspectivas Construtivas (GPC), localizado no Centro da cidade.

Foto: Crisyiano Mendes | Acervo Prefeitura de Santana.

O prefeito Sebastião Rocha ressaltou a importância de um Conselho diversificado, com membros que compartilhem o desejo de impulsionar o desenvolvimento da cultura no município.

“É muito importante que o Conselho de Cultura de Santana seja representativo, e assim está sendo ocorrendo, com a participação da juventude, mulheres e homens comprometidos com o avanço da cultura santanense. Quero parabenizar e dar as boas-vindas aos novos conselheiros, com a convicção de que contribuirão significativamente na estruturação, planejamento e sucesso da cultura em Santana”, afirmou o gestor municipal.

O Conselho é uma entidade deliberativa de caráter social, com a atribuição de propor e aprovar as definições discutidas nas reuniões com os demais membros, seguindo as diretrizes estabelecidas no Plano de Cultura, além de acompanhar e fiscalizar os recursos provenientes do Fundo de Cultura.

Foto: Crisyiano Mendes | Acervo Prefeitura de Santana.

O músico Ronni Santos Ferreira destacou que sua posse é também uma conquista pessoal, pois é a primeira vez que participa de um processo eleitoral.

“Este é um momento histórico em minha vida, pois é a primeira vez que participo de um pleito eleitoral. Estou aqui para representar a música e outros segmentos, a fim de garantir que todos tenham a oportunidade de participar das atividades culturais, e fazer valer o Artigo 5º, que assegura igualdade perante a lei”, afirmou Ronni.

Breve histórico

O Conselho de Cultura de Santana foi criado por Lei Municipal em 2011, mas foi efetivado em maio de 2021 durante a gestão do prefeito Sebastião Rocha, que oficialmente empossou o primeiro Conselho de Políticas Culturais, composto por 12 membros, sendo 6 indicados pelo Poder Público e 6 eleitos pela sociedade civil.

Inicialmente, o Conselho teve a árdua tarefa de estabelecer várias diretrizes relacionadas à área, como o regimento interno e outras questões administrativas.

A elaboração de um Plano Municipal de Cultura e a regulamentação do Sistema Municipal de Santana são duas outras importantes conquistas almejadas pelo primeiro Conselho instituído. Isso demonstra um trabalho minucioso e coerente visando impulsionar, reconhecer e valorizar a classe artística e os colaboradores da cultura.

Foto: Crisyiano Mendes | Acervo Prefeitura de Santana.

“Todo Conselho tem o dever de nortear, orientar, fiscalizar e fornecer diretrizes, e não tem como fazer isso sem ser de forma técnica. Portanto, gostaria de parabenizar este Conselho, composto por técnicos e artistas maravilhosos da cidade de Santana”, afirmou a diretora-presidente da Sancult, Elaine Araújo.

Representantes da Sociedade Civil

01 – Ana Paula Nascimento Martins (Teatro)
02 – Benedito Ferreira (Artes Visuais)
03 – Ronni dos Santos Ferreira (Música)