Educação no trânsito: Sttrans realiza manhã educativa na Escola Municipal Claudionor Rocha Freitas

16 de junho de 2023

Simulação de travessia na faixa de pedestres. Foto: Luana Silveira. Acervo PMS.

Crianças de 5 a 11 anos da Escola Municipal Claudionor Rocha Freitas, em Santana, receberam na manhã desta quinta-feira, 15, a equipe educativa da Superintendência de Transportes e Trânsito do município (Sttrans) para uma atividade repleta de orientações sobre um trânsito mais seguro.

Os agentes utilizaram uma abordagem lúdica, envolvendo música, teatro de fantoches, mascote e objetos que simulam as principais sinalizações de trânsito, proporcionando às crianças uma experiência da realidade de forma leve e descontraída, mesmo tratando-se de um assunto sério.

Teatro de fantoches. Foto: Luana Silveira. Acervo PMS.

Segundo a coordenadora pedagógica, Queli Maiara Machado, o corpo docente da instituição tem a preocupação de realizar um trabalho interdisciplinar, por isso, busca estabelecer parcerias para abordar temas importantes tanto dentro quanto fora das salas de aula.

“A escola é localizada em uma rodovia, onde nós sabemos que o fluxo de carros e carretas é muito grande, e algumas crianças vêm para a escola desacompanhadas. A equipe da Sttrans realiza essa ação educativa de maneira mais dinâmica, com teatro e personagens. Há uma preocupação da escola com essas crianças que vão sozinhas, então é o educar e o cuidar sempre”, relatou a pedagoga.

Foto: Luana Silveira. Acervo PMS.

A escola também recebe uma equipe de profissionais por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), coordenado pelo Governo Federal, que busca a integração permanente entre educação e saúde, visando proporcionar qualidade de vida à população brasileira. Assim, as crianças recebem visitas regulares de nutricionistas, enfermeiros, psicólogos, dentistas e fisioterapeutas.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, em média, 6 mil crianças de 0 a 14 anos morrem vítimas de acidentes de trânsito. Por esse motivo, é urgente promover esse debate no ambiente escolar. O agente de trânsito Marlon Viana, um dos idealizadores do projeto, afirma que o objetivo da ação é incentivar nas crianças comportamentos seguros no trânsito, especialmente porque elas serão futuros condutores.

Foto: Luana Silveira. Acervo PMS.

“A educação no trânsito é fundamental para essas crianças no ambiente escolar, pois elas são as joias a serem lapidadas para transformar a sociedade em um futuro cada vez melhor”, declarou o agente de trânsito.

Luana Silveira | Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santana

Última modificação: 16 de junho de 2023