Junho Verde: Coleta de resíduos das margens do Rio Amazonas será nesta sexta-feira,16

16 de junho de 2023

Acervo Prefeitura de Santana

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Semduh) realiza nesta sexta-feira, 16, coleta de resíduos das margens do Rio Amazonas. A concentração ocorrerá no Porto do Açaí, localizado na área portuária de Santana, com início às 7h.

A equipe de trabalho será composta por 40 pessoas. Essa ação será realizada durante toda a manhã e conta com o apoio do Projeto “Rio Amazonas Limpo e Saudável”.

Essa atividade faz parte do cronograma de ações da Semduh, em alusão ao Junho Verde, mês em que o mundo realiza ações para valorizar e cuidar do meio ambiente. Este ano, a campanha mundial tem como tema “Soluções para a Poluição Plástica”.

Helder de Lima – Secretário Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Habitação | Acervo Prefeitura de Santana

“Santana também aderiu à campanha mundial. Devemos adotar este tipo de ação todos os dias. Você sabia que o plástico demora 450 anos para se decompor? Agora imagina isso na água, em nossos rios e lagos. Estamos com a campanha em prática e neste sábado queremos retirar o máximo de garrafas plásticas, copos, enfim, todo e qualquer tipo de lixo do nosso Rio Amazonas, e claro, também vamos propagar a informação de que jogar lixo no chão, no meio ambiente, prejudica uma cidade inteira”, destacou Helder de Lima, titular da Semduh.

Acervo Prefeitura de Santana.

Curiosidade

Sabia que o isopor leva 400 anos para se decompor completamente? Já as fraldas descartáveis levam 450 anos e o vidro leva um milhão de anos.

Sabia que, apesar de ser conhecido como “Terra”, nosso planeta é composto por mais de 70% de água e quase 30% de terra? É por isso que ele também é chamado de “planeta azul”, pois, visto do espaço, parece uma grande massa azul. Dos 70% de água, 96,5% estão nos oceanos, enquanto os outros 3,5% estão na forma de água doce e gelo. Por isso, é importante preservar e cuidar do nosso Rio Amazonas.

Keila Góes | Assessora de Comunicação SEMDUH

Última modificação: 16 de junho de 2023