Prefeitura de Santana fomenta circuito junino com repasse de R$285 mil

6 de junho de 2023

Cerimônia de repasse de recurso. Foto: Crisyiano Mendes; Acervo Prefeitura de Santana.

A cerimônia simbólica de entrega dos cheques ocorreu na noite de segunda-feira (5), em um gastrobar no centro da cidade. O fomento beneficiará todas as quadrilhas e forrozões de Santana, além de gerar empregos e aquecer a economia da região.

O prefeito Sebastião Bala Rocha ressaltou o apoio dos poderes públicos em prol do tradicional festival junino presente no município.

Prefeito Sebastião Bala Rocha. Foto: Crisyiano Mendes; Acervo Prefeitura de Santana.

“Estamos aqui para prestigiar mais uma ação em benefício do tradicional festival junino. Todos aqui presentes, mesmo aqueles que não puderam comparecer, contribuem de forma ativa para o desenvolvimento da cultura no município, e isso é um compromisso”, disse ele.

O repasse de R$285 mil da Prefeitura de Santana será feito diretamente às entidades juninas, que terão liberdade para administrar o montante de acordo com suas necessidades. Do total, R$12 mil serão destinados a uma quadrilha infantil, R$15 mil para cada uma das 10 quadrilhas participantes do festival e R$15 mil para cada um dos 4 forrozões, incluindo o Forrozão da Anchieta, Arraiá da Aces, Arraiá da Tia Sebastiana e Festival Municipal U.F.C Mojuns.

Os espetáculos das festas juninas, presentes em todo o país, também estão espalhados pelo Amapá. Este ano, o governo destinou R$2 milhões, através de emendas articuladas pelos senadores Randolfe Rodrigues e Davi Alcolumbre, para a realização dos festejos em todos os municípios. Deste valor, R$250 mil foram repassados à Santana, que, segundo a Secretária de Cultura, Clicia di Miceli, possui uma das maiores quadras juninas do estado.

Secretária de Cultura – Clicia Di Miceli. Foto: Crisyiano Mendes; Acervo Prefeitura de Santana.

“Não tenho dúvidas de que Santana representa uma das maiores organizações de quadra junina do Amapá. O papel do Estado é apoiar a gestão municipal e potencializar o que cada um tem de melhor”, afirmou a secretária.

Henrique Domingues, presente na solenidade representando a Associação Cultural Estrela Santanense, relatou que o grupo existe há 28 anos e tem como missão ajudar o próximo. Segundo ele, aqueles que assistem às apresentações juninas não imaginam que o trabalho dura o ano inteiro, pois o grupo realiza diversas ações sociais.

“Agradecemos ao Governo do Amapá e ao prefeito Bala Rocha pela sensibilidade e pelo desenvolvimento do projeto Santana Cidade Junina. Esse apoio permite que as famílias desfrutem de um evento artístico com mais qualidade”, concluiu o artista.

Neste fim de semana, nos dias 09 e 10 de junho, acontecerá o Arraiá da Aces, na Praça do Fórum. O festejo começará às 18h e seguirá até a madrugada.

Luana Silveira | Assessoria de Comunicação/ Prefeitura Municipal de Santana

Última modificação: 6 de junho de 2023