Prefeitura de Santana realiza programação voltada para a saúde da mulher

21 de março de 2023

A Secretaria Municipal de Saúde vem promovendo ao longo do mês de março, uma programação especial voltada para a saúde da mulher, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Policlínicas do município. A campanha tem como objetivo promover a assistência integral à saúde feminina.

O público feminino pode contar com atendimentos de consultas médicas (ginecologista e clínico geral), consulta de enfermagem, coleta de PCCU, Pré-Natal, atendimento odontológico, teste rápido de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, teste rápido de Covid-19; vacina contra a Covid-19, dispensação de medicamentos, exame de rotina, avaliação nutricional, atendimento com fisioterapeuta, escuta psicológica, aferição de PA, rastreamento de glicemia capilar, palestras sobre o exame do PCCU e orientações para o preparo da coleta, o preparo para a mamografia, assim como também, o autoexame das mamas e a massoterapia.

A Programação já passou pelas UBS Diagnóstico da Mulher, Igarapé da Fortaleza, Parque das Laranjeiras, Piçarreira e pelas Policlínas Maria Tadeu e Alberto Lima.

Imagem: acervo PMS.

Em sua ação mais recente, as equipes de saúde visitaram a comunidade do Igarapé do Lago, situada há 96km do município de Santana. No local, a comunidade ribeirinha aguardava ansiosa pelos atendimentos.

Nem mesmo os contratempos causados pela falta de luz e água, impediram que os moradores locais e das redondezas comparecessem em peso na ação. Foram realizados 349 atendimentos entre consultas, exames e coletas laboratoriais. Além da vacinação e dispensação de medicamentos.

A moradora Liliane Barbosa, falou sobre a importância da ação para a comunidade: “A nossa comunidade quase não é amparada por este tipo de ação, principalmente as mulheres. Ter a possibilidade de fazer exames dentro da própria comunidade é um presente, pois muitas vezes, não conseguimos chegar até a cidade”, pontuou.

De acordo com a enfermeira responsável pelo Programa da Saúde da Mulher, Diana Santos, a programação especial busca promover ações educativas e preventivas a fim de sensibilizar as mulheres sobre os principais cuidados com a sua saúde.

“O principal objetivo da realização desta ação é atender as necessidades da mulher e contribuir, por meio do acesso aos serviços, com mais dias e horários. E principalmente, chegar até essas comunidades afastadas, para a realização de exames preventivos com vistas ao diagnóstico precoce para o tratamento. Proporcionando melhor qualidade de vida para as mulheres do município” explicou.

A próxima ação acontece nesta quarta-feira, 22, na UBS Antônio Serieiro, localizada no bairro Nova Brasília. Participe!

Última modificação: 21 de março de 2023