Outubro Rosa: Programação de encerramento é realizada na Policlínica Maria Tadeu

31 de outubro de 2022

Foto: Letícia Maciel | Acervo PMS.

A Prefeitura de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realizou um mês de ações e promoção à saúde, em alusão ao Outubro Rosa, em algumas Unidades de Saúde e Policlínicas.
As atividades encerraram nesta quinta-feira, 27, na Policlínica Maria Tadeu Aguiar, com atendimentos com clínico geral, ginecologista, endocrinologista, cardiologista, nutricionista, psicólogos, fisioterapeutas, cirurgiãs dentistas, exames de PCCU, massoterapia, spar dos pés, exames laboratoriais, testes rápidos (HIV, Sífilis, Hep B e C), vacinação, dispensação de medicamentos e palestra de conscientização e prevenção sobre o câncer de mama.
A secretária municipal de Saúde, Ithiara Madureira, disse que a Prefeitura encerra com chave de ouro a programação, fazendo com que as mulheres entendam a importância da prevenção do câncer de mama: “Estamos promovendo um ambiente todo especial para as servidoras, realizando atendimentos desde a parte clínica até spar dos pés, massagens e entrega de brindes. É importante enfatizar a prevenção no cuidado com a saúde da mulher, e também realizar diagnósticos precoces”, expressou a secretária.

Foto: Letícia Maciel | Acervo PMS.

O objetivo dessas programações são promover informações sobre a prevenção do câncer, fortalecendo a importância do auto cuidado; proporcionando também um maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo assim para a redução da mortalidade.

Maria de Nazaré, servidora pública há mais de 28 anos, compareceu na programação e agradeceu à Prefeitura pela iniciativa: “É muito bom para nós essas ações, além de ter uma temática importante, nós não temos tempo no decorrer da semana para nos cuidarmos, e hoje eu consegui”, disse.
Foram realizados 746 atendimentos nas programações do Outubro Rosa, divididos entre 04 unidades principais na qual foram realizadas as ações. Na Policlínica Alberto Lima, foram atendidas 265 mulheres, no Centro de Referência Diagnóstico da Mulher, foram atendidas 71 e na Unidade Básica de Saúde Igarapé da Fortaleza, foram feitos 100 acolhimentos. No encerramento, realizado na Policlínica Maria Tadeu Aguiar, foi um dia dedicado às servidoras do município, mas também recebendo a comunidade, o público foi de 310 mulheres.

Foto: Letícia Maciel | Acervo PMS.

Para somar aos atendimentos voltados às mulheres no mês de outubro, a Prefeitura iniciou uma parceria com o Hospital de Amor, o qual está disponibilizando 30 vagas por semana, para realização de exames de mamografia em Macapá, para mulheres entre 40 e 69 anos. As mulheres podem fazer a marcação de segunda a sexta-feira, no horário das 08h às 12h e das 13h às 17h, no Centro de Referência Diagnóstico da Mulher, localizado na Rua Cláudio Lúcio Monteiro, bairro Área Portuária em Santana, com os documentos do cartão do SUS, carteira de identidade e comprovante de residência (original e cópia), lembrando que não precisa de encaminhamento.
Ívina Oliveira
Secretária Municipal de Saúde