Saúde na Escola: Ação educacional de saúde é realizada na Creche Redmilson Nobre e Escola Maria Ilnah

12 de agosto de 2022

Foto: Renata Rodrigues/Acervo PMS.

Nesta sexta-feira (12), os técnicos do Programa Saúde na Escola (PSE), estiveram levando atendimento de saúde bucal, vacinação e palestras voltadas para a atenção à saúde e alimentação saudável, às crianças da E.M.E.B Maria Ilnah e Creche Redmilson Nobre.

“É importante ter ações como essas nas escolas, para que as crianças estejam protegidas contra diversas doenças. A vacinação é importante dentro da escola para que as crianças estejam bem de saúde e imunizadas. Parabenizo a equipe do PSE que está atendendo a comunidade, essa parceria entre a Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e a família é fundamental para que as crianças sejam bem cuidadas”, declarou a gestora da creche Redmilson, Gleyse Fernandes.

Foto: Renata Rodrigues/Acervo PMS.

As atividades envolveram os alunos, buscando a conscientização quanto a importância de escovar os dentes corretamente, ir periodicamente ao dentista, tomar as vacinas em dia e também sobre ter uma alimentação rica em frutas e vitaminas.

A cirurgiã dentista, Rúbia Gemaque, de 28 anos, é uma das palestrantes sobre saúde bucal e ministrou uma palestra sobre higiene bucal e como realizar corretamente a escovação dos dentes pelas crianças. “As crianças devem começar a ter os cuidados básicos com a saúde bucal desde pequenos, evitando o aparecimento de cáries e tártaros, aprendendo a fazer o uso correto do fio dental”, disse.

Foto: Renata Rodrigues/Acervo PMS.

O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política pública intersetorial da Saúde e Educação, voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira, promovendo saúde e educação integral. O PSE é uma estratégia de integração para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.

Foto: Renata Rodrigues/Acervo PMS.

A enfermeira Rosana, responsável pela estratégia saúde na família, reforça a importância da conscientização nas escolas e das famílias. “Quando conscientizamos as pessoas sobre a importância da vacina e da prevenção, abrimos o olhar das famílias para entenderem que é muito mais importante a criança estar prevenida, evitando contrair doenças que podem ser altamente prejudiciais”, finalizou.

As ações acontecem em várias escolas pactuadas, recebendo orientações de saúde, alimentação adequada, sendo um conjunto de atividades de conscientização não somente das crianças, mas dos adolescentes e dos pais e/ou responsáveis da importância da prevenção.

Renata Rodrigues

Assessoria de Comunicação e Imprensa