Escolas municipais de Santana se preparam para o retorno presencial escalonado

22 de março de 2022

Cerca de 16 escolas da rede municipal de ensino estarão recebendo os alunos presencialmente, após dois anos de aulas remotas em razão da pandemia da covid-19. A Prefeitura de Santana segue trabalhando para adequar as escolas para a retomada das aulas presenciais, do ano letivo de 2022, que atualmente são realizadas de forma remota.

Com o início da pandemia e os crescentes casos de infecções, as escolas municipais foram completamente abandonadas, não havendo qualquer tipo de manutenção em suas estruturas físicas entre os anos de 2019 e 2020.

No último ano, a Secretaria Municipal de Educação deu um grande passo rumo ao retorno presencial quando conseguiu implementar o Programa de Apoio Financeiro às Escolas Municipais (PAFEM) tornando, assim, menos burocrático o uso de recursos para a realização de pequenos reparos e revitalização nas escolas. As escolas municipais contempladas com os recursos estão cuidando para que, em breve, o ambiente escolar esteja cheio de vida, com a presença dos alunos.

Com o avanço da vacinação na população santanense, a gestão municipal está confiante para o retorno presencial das aulas de maneira gradual e, para isso, as equipes que atuam diretamente nas escolas não estão medindo esforços para atender a comunidade escolar com qualidade e segurança.

As equipes que dirigem as escolas estão realizando os últimos reparos e instalações necessárias nos prédios, o setor pedagógico segue dialogando com os pais dos alunos, prestando esclarecimentos quanto ao retorno presencial, que está previsto para o início do mês de abril, orientando os pais e alunos sobre os protocolos de segurança, que devem ser adotados tanto pela escola quanto pelos alunos e seus responsáveis e, em breve, as escolas estarão entregando kits de merenda escolar, de acordo com seus cronogramas.

Renata Rodrigues

Prefeitura de Santana