Unidade Sentinela Covid-19 atenderá das 7h às 19h a partir desta terça-feira, 08

7 de março de 2022

A Prefeitura de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, informa que a partir desta terça-feira, 08 de março, o atendimento da Unidade Sentinela Covid-19 passa a ocorrer no horário das 7h às 19h diariamente. A medida foi adotada em razão da queda no fluxo de atendimentos no último mês.

A Unidade Sentinela é considerada a porta de entrada para casos de covid-19, no atendimento inicial do município. A procura por atendimento aumentou no mês de janeiro aproximadamente 200% e esteve relacionado ao número de casos de gripe e suspeita de covid-19. No final do mesmo mês, a unidade chegou a registrar 610 atendimentos, destes, 74 confirmados para Covid-19 através de exame de teste rápido tipo antígeno e anticorpos, levando à ampliação do horário, como estratégia para atender a alta demanda.

Hoje, o cenário apresenta mudanças e a Unidade Sentinela vem registrando baixa procura, com menor índice de atendimento no horário entre 19h e 01h e maior número de pessoas atendidas no período diurno. Nas duas últimas semanas de fevereiro, pouco mais de 600 atendimentos foram registrados.

A Unidade Sentinela segue realizando o atendimento a pacientes com suspeita de covid-19, com triagem, consulta médica, exames de RTPCR, teste rápido IGG/IGM e antígeno, sala de observação e estabilização de pacientes graves, além da dispensação de medicamento básico para tratamento da doença para casos positivos da doença.

Apesar da diminuição dos casos, a Prefeitura de Santana reforça a importância de manter os cuidados contra o vírus, que ainda continua circulando: “A campanha de vacinação foi a principal responsável pela redução dos casos, mas a população deve continuar mantendo a prevenção e principalmente, se vacinando contra a Covid-19”, conclui a secretária Municipal de Saúde, Ithiara Madureira.

Serviço

Atendimento das 7h às 19h, exclusivo para pessoas com suspeita de Covid-19 e sintomas gripais.

Endereço: Avenida Castelo Branco com a rua Juscelino Kubitschek, bairro Paraíso.

Andreza Sanches
Secretaria Municipal de Saúde