Prefeitura de Santana aplica prova do SISPAEAP aos estudantes da rede municipal de ensino

4 de dezembro de 2021

A Prefeitura Municipal de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEME), estará aplicando na próxima quinta-feira, 9, o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Amapá (SISPAEAP). A Avaliação é aplicada por meio do Colabora Amapá Educação – Regime de Colaboração entre o Estado e os 16 municípios, e será aplicada aos estudantes do segundo ano do ensino fundamental, nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática.

A avaliação tem como foco mensurar a alfabetização dos alunos, para saber se os alunos desenvolveram as competências necessárias durante o processo alfabetizador. Os dados adquiridos através da avaliação, irão compor a nota final do município, gerando o índice de alfabetização (IDALFA), e partindo deste índice, as escolas concorrem ao prêmio Criança Alfabetizada.

“A Avaliação ajuda a identificar os níveis de alfabetização da escola, quais turmas e alunos estão no nível alfabetizado, não alfabetizado, alfabetização incompleta ou no nível suficiente e desejável”, afirma Aldaléa Balieiro, Coordenadora do Programa Criança Alfabetizada no munícipio.

De acordo com a nota alcançada, os melhores resultados são premiados com um valor em dinheiro e as escolas com os resultados mais críticos, são apoiadas com um valor em dinheiro como auxilio para desenvolver a alfabetização e consequentemente melhorar os índices municipais.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 4 de dezembro de 2021