Cozinha Show é uma das atrações do Festival Sabores de Santana; saiba como participar

1 de dezembro de 2021

Faltam poucos dias para o Festival Gastronômico Sabores de Santana, que será realizado de 03 a 05 de dezembro, na Praça do Fórum, no bairro Vila Amazonas, a partir das 18h. O visitante encontrará, em um único espaço, excelente gastronomia, os melhores bares e restaurantes da região, boa música com bandas e artistas locais, cultura, e a criatividade do artesão santanense, além de uma vitrine de produtos regionais.

Uma das atrações será a oficina Cozinha Show, que contará com a presença de renomados chefs vindos dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás, para ministrar aulas gratuitas de gastronomia para aqueles que desejam saborear e aprender novas técnicas e receitas com a tradição dos produtos regionais e elementos da nossa cultura.

Será um espetáculo protagonizado pelos chefs convidados a demonstrar para o público pratos exclusivos com ingredientes que fazem parte da identidade cultural do Amapá. O chef Antônio Filho de São Paulo, abrirá a programação com a receita de um peixe curado com picles de chuchu e gel de jambu, criado especialmente para participar do Festival. Já o chef goiano Gilmar Borges marcará presença com o prato canelinha de pato no molho de pequi e pimentas bacanas, uma receita intitulada “Goiás visita a Amazônia”.

Dentre as receitas, os participantes da oficinais vão conferir o brownie vegano de açaí com caramelo de banana pacova, cupuaçu e tucupi negro com um crocante de pele de peixe, uma proposta do chef goiano Ângelo Domiciano, além do risoto Merry Christmas e pirarucu ao molho baurre Blanc de tucupi a quatro mãos, preparados pelo chef carioca Pedro Alex e pela chef santanense Flora Dias, além da salada de beterraba glaciadas com vinagrete de frutas vermelhas, coalhada, supreme de laranja, castanha do Pará, brotas de beterrabas e chips de beterrabas, que será apresentada pelo chef João Diamante do Rio de Janeiro.

A participação na oficina Cozinha Show será gratuita e com direito a degustações. Serão abertas 20 vagas para cada oficina e as inscrições serão realizadas nos dias de evento. A Cozinha Show ocorrerá no espaço Flora Vila Gourmet, que será instalada no complexo gastronômico.

O festival Sabores de Santana é o primeiro grande evento gastronômico no município, realizado pela Prefeitura de Santana, do Governo do Estado do Amapá, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/AP), e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AP), com o apoio do restaurante Flora.

Confira a programação da Cozinha Show

Dia 03/12 às 19h

Chef Antônio Filho (São Paulo)

– Peixe curado com picles de chuchu e gel de jambu.

Dia 04/12 às 19h

Chef Gilmar Borges (Goiás)

– Goiás visita a Amazônia: canelinha de pato no molho de pequi e pimentas bacanas;
– Cozinha de afeto: cumbuca virada do cerrado com matulas brasileiras

Dia 04/12 às 20h

Chef Ângelo Domiciano (Goiás)

– Brownie vegano de açaí com caramelo de banana pacova, cupuaçu e tucupi negro com um crocante de pele de peixe.

Dia 05/12 às 19h

Chef Pedro Alex (Rio de Janeiro) e Floraci Dias (Santana/AP)

– Risoto Merry Christmas a quatro mãos;
– Pirarucu ao molho baurre Blanc de tucupi a quatro mãos.

Dia 05/12 às 20h

Chef João Diamante (Rio de Janeiro)

– Salada de beterraba: beterrabas glaciadas com vinagrete de frutas vermelhas, coalhada, supreme de laranja, castanha do Pará, brotas de beterrabas e chips de beterrabas.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 1 de dezembro de 2021