Prefeitura de Santana realiza ação para atendimentos de crianças autistas e seus familiares

19 de agosto de 2021

Nesta sexta-feira, 20, a Prefeitura de Santana por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) às 08 horas, no Centro do Idoso, ofertará a ação TEAmo, com o intuito de garantir atividades e atendimentos para crianças autistas e seus familiares.

A ação contará com serviços de acompanhamento por assistentes sociais, atendimentos clínicos e psicológicos, advocacia, aplicação de flúor por odontólogos e uma palestra com distribuição de kit dental. Além disso, também terá acompanhamento dos programas Bolsa Família e Criança Feliz, realizando busca ativa e encaminhamentos para o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e ao Cadastro Único.

“É muito importante mostrar as características desta condição especial, destacando que não é uma doença, bem como, alertar para as dificuldades enfrentadas pelas famílias, já que o transtorno ainda é bastante desconhecido pela população, e dessa forma, garantir os serviços de forma gratuita para todos, incluindo os familiares”. Afirmou a Secretária Municipal de Assistência Social, Priscilla Azevedo.

Sobre o Transtorno:

O autismo é um transtorno de desenvolvimento que prejudica a capacidade de se comunicar e interagir. O transtorno afeta o sistema nervoso e o seu alcance e gravidade podem variar de pessoa para pessoa. Os sintomas mais comuns incluem dificuldade de comunicação, dificuldade com interações sociais, interesses obsessivos e comportamentos repetitivos. O reconhecimento precoce, assim como as terapias comportamentais, educacional e familiar podem reduzir os sintomas, além de oferecer um pilar de apoio ao desenvolvimento e à aprendizagem.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 19 de agosto de 2021