Servidores da Prefeitura de Santana participaram, no período de 5 a 16 de junho, de capacitação em Práticas Restaurativas, promovida pelo Ministério Público Estadual e Tribunal de Justiça do Amapá. O evento ocorreu no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no município.
O curso foi ministrado pela Promotora de Justiça, Silvia Canela, também coordenadora do Núcleo de Mediação, Conciliação e Práticas Restaurativas (NMCPR), e pelas servidoras Lucivane de Sales, Obedi dos Anjos e Dionária Mota.
A palestrante Lucivane de Sales explicou que a formação possibilita uma melhor compreensão sobre o tema e ensina sobre um atendimento mais humanizado à população santanense.
“O objetivo da formação é transformar Santana em uma cidade restaurativa. O curso oportuniza uma melhor compreensão sobre o tema, permitindo ao cursista relacioná-lo à sua realidade pessoal e profissional, para utilizar os valores e ferramentas da Justiça Restaurativa, revisitando suas crenças e teorias sobre o conflito e a violência e, assim, implementar um atendimento mais humanizado à população de Santana”, afirmou Lucivane.
Natan Soares, de 22 anos, conta que o curso o surpreendeu e ajudou a construir uma perspectiva mais madura e empática.
“Muitas vezes esses conflitos acabam atrasando o desempenho no local de trabalho. Desde que iniciei o curso, vários paradigmas foram quebrados para a construção de uma mentalidade mais madura e empática”, disse o servidor.
A capacitação contou com a participação da vice-prefeita Isabel Nogueira e servidores de várias secretarias do município.
Luana Silveira | Assessora de Comunicação
Última modificação: 19 de junho de 2023