’Viva Santana’: programação terá 1ª Escola de Remo do Amapá; inscrições abertas

28 de novembro de 2023

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

O projeto “Viva Santana”, que faz parte das comemorações dos 36 anos de fundação do município, contará com uma programação extensa de atividades e que promete movimentar a região ribeirinha.

Entre os eventos está a aguardada 1ª Escola de Remo do Amapá, na qual os alunos terão a oportunidade de aprender técnicas utilizadas na prática de esportes como stand up paddle e caiaque.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas na Escola Municipal Piauí e nas escolas estaduais Igarapé da Fortaleza e Ana Dias. Serão disponibilizadas 100 vagas para crianças e adolescentes de 10 a 17 anos.

É requisito que a criança ou adolescente seja aluno da rede pública e esteja cursando do 5º ao 9º ano. Os pais ou responsáveis deverão preencher um termo de responsabilidade para que o estudante possa participar.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

As aulas da 1ª Escola de Remo serão ministradas por instrutores capacitados e divididas entre aulas teóricas e práticas. Um dos objetivos é promover o fortalecimento do turismo, contribuindo para a formação de mão de obra capaz de disseminar os conhecimentos.

De acordo com Nilson Chagas, membro da Secretaria Extraordinária de Turismo de Santana, este será um momento de aprendizado.

“A ideia é proporcionar às crianças e adolescentes, principalmente os residentes no Igarapé da Fortaleza, a oportunidade de aprender a remar. Com isso, fortaleceremos o setor turístico, gerando mão de obra qualificada e, em breve, esses mesmos alunos poderão gerar renda para si”, afirmou.

Os participantes poderão aprender técnicas de remada em prancha (stand up paddle) e no caiaque, modalidades esportivas com forte potencial turístico. As aulas teóricas serão realizadas na Escola Municipal Piauí, no dia 2 de dezembro, em dois períodos (manhã e tarde).

Já as aulas práticas ocorrerão no píer do restaurante Flora, no Igarapé da Fortaleza.

“Estamos preparando todas as atividades com muita atenção e cuidado. O esquema de segurança para as aulas práticas também já está pronto, e contaremos com o Corpo de Bombeiros e a Marinha. Tudo isso para garantir que tenhamos boas atividades e total segurança”, finalizou Nilson.

Jonhwene Silva
Assessor de Comunicação/Prefeitura de Santana