Prefeitura Municipal de Santana

SEMSA apresenta relatório das ações quadrimestrais ao Conselho Municipal de Saúde

25 de junho de 2021

A equipe técnica da Secretaria Municipal da Saúde (SEMSA) apresentou nesta sexta-feira (25), o relatório orçamentário e financeiro e das ações e serviços de saúde da gestão no primeiro quadrimestre deste ano, ao Conselho Municipal de Saúde. O panorama dos meses de janeiro, fevereiro, março e abril foi exposto pela secretária de saúde, Ithiara Madureira, em um documento visando a transparência dos gastos públicos e contendo informações resultantes das atividades desenvolvidas pelos diferentes setores, para o fortalecimento da Saúde Municipal.

Antes de abordar as ações deste quadrimestre, a gestora compartilhou com a diretoria do Conselho Municipal de Saúde, sobre a fragilidade em que a gestão encontrou a saúde de Santana. A Rede de Atenção à Saúde (RAS) desordenada, estruturas físicas e equipamentos sucateados, equipes de saúde desintegradas e desmotivadas, precárias condições de trabalho, ausência de Plano de Educação Continuada, baixa produtividade e capacidade de captação de recursos financeiros prejudicada, além da ausência da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME).

No relatório, a secretária detalhou sobre a execução orçamentária e financeira da SEMSA, fonte dos recursos aplicados no período de janeiro a abril de 2021, auditorias realizadas ou em fase de execução no período e suas recomendações e determinações, oferta e produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e conveniada, comparando esses dados com os indicadores de saúde da população em seu âmbito de atuação, assim como todos os serviços e ações de tratamento e combate ao coronavírus que estão acontecendo.

A secretária de Saúde, Ithiara Madureira, destacou a atualização das Programações Anuais de Saúde (PAS) e dos Relatórios Anuais de Gestão (RAG) de 2018 a 2020, conforme exige o artigo 36 da Lei Complementar nº 141/2012 do SUS, que estava pendente desde 2017. “Conseguimos atualizar no sistema DigiSUS todos os relatórios anuais que estavam pendentes. O último relatório era de 2017, ainda no antigo sistema, o SargSUS. Em 2018 houve a mudança, mas não havia nenhuma alimentação dos relatórios anuais, que é uma responsabilidade do gestor do SUS a cada final de exercício e o município estava inadimplente”, explicou.

O presidente do Conselho, Gilmar Santiago, falou sobre a condução da pasta e sobre o trabalho da secretaria frente à pandemia da Covid-19. Enfatizou que o relatório é um instrumento de gestão importante onde procura correlacionar as metas, resultados e os recursos financeiros. “Contribuindo para o aprimoramento permanente dos processos para a produção da saúde e para a qualidade de vida de todos os cidadãos residentes neste município”, pontuou.

O relatório detalhado quadrimestral será oficialmente encaminhado à Câmara Municipal de Santana (CMS).

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 25 de junho de 2021

Comments are closed.