Um presente para o futuro: Representantes do município de Santana participam de Seminário Nacional pela Alfabetização

19 de setembro de 2023

Acervo Prefeitura de Santana.

A Vice-prefeita de Santana, Isabel Nogueira, acompanhada pelos secretários municipais de Educação, Amarilson Guilherme do Amaral e Cristiane Vilhena, participa nesta terça-feira, 19, e na quarta-feira, 20, em Brasília, do Seminário Nacional pela Alfabetização, cujo objetivo é apresentar a eficiência das parcerias entre os estados e municípios nos resultados dos índices de alfabetização das crianças.

A comitiva do município está participando de palestras, painéis, mesas-redondas e momentos de trocas de experiências e aprendizados com pessoas de diversos estados envolvidos. O evento tem como foco principal fazer com que as crianças que hoje estão no 2º ano do Ensino Fundamental consigam ler e escrever na idade certa.

“O Seminário Nacional pela Alfabetização nos permite conhecer as políticas públicas direcionadas à alfabetização nos estados e municípios que estão em Regime de Colaboração. Esse momento é inspirador, pois aqui há trocas de experiências, falas de gestores políticos engajados na mudança dos resultados de seus estados. Santana acredita na Escola Pública, que nossas crianças podem ser alfabetizadas na idade certa”, afirmou Cristiane Vilhena, secretária adjunta de Políticas Educacionais.

O secretário municipal de Educação, Amarilson Guilherme do Amaral, ressalta a importância da participação de Santana no evento para o engajamento das avaliações, formação dos profissionais, acompanhamento e investimentos.

“A participação do nosso município no Seminário Nacional pela Educação visa compartilhar as experiências exitosas acerca das bases de uma política pública pautada na Alfabetização, onde debates importantes estarão sendo evidenciados para ajudar os estados e municípios a encontrarem soluções quanto à alfabetização na idade certa”, destacou Amarilson Guilherme do Amaral.

Com o apoio da Associação Bem Comum (ABC), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Fundação Lemann e Instituto Natura, o evento visa alavancar a pauta da alfabetização de crianças como prioridade na política educacional brasileira.

Renata Rodrigues

Última modificação: 19 de setembro de 2023