SEMDUH destaca a importância do Dia da Árvore

21 de setembro de 2022

Nesta quarta-feira, 21, foi celebrado o Dia da Árvore, uma data importante para lembrar a importância da preservação do meio ambiente e das florestas em geral.

A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Santana já realizou diversas ações em prol da preservação. Uma delas, foi o plantio da espécie sumaúma na rotatória do Residencial Acquaville, no ano de 2021

“Quase dois anos após o plantio já podemos observar o seu crescimento. A árvore vai garantir um paisagismo para nossa cidade e contribuir para ventilação natural“, destacou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Helder de Lima.

O Dia da Árvore é muito mais do que uma data simbólica. Trata-se de uma oportunidade para que todos tomem consciência a respeito da preservação das diferentes espécies e do papel de cada cidadão sobre este tema, disse Sonayra de Oliveira Siqueira – coordenadora de Meio Ambiente.

Novas ações que envolvem o plantio e distribuição de mudas, serão realizadas pela SEMDUH, ainda neste ano.

Dia da Árvore

No Brasil, a escolha do dia 21 de setembro, se deu por causa do início da primavera no hemisfério sul, no dia 23 do mesmo mês. É uma oportunidade para abordar o tema e tomar consciência sobre nossas ações em prol da natureza.

Benefícios da árvore para o ser humano e cidades

Absorvem o gás carbônico (CO2) e liberam oxigênio; aumentam a biodiversidade; diminuem os efeitos das ilhas de calor urbano; absorvem a água da chuva, diminuindo os riscos de enchentes e embelezam a cidade. Enfim, melhoram a qualidade do ar das cidades e a qualidade de vida das pessoas.

Keila Góes

Assessora de Comunicação