A Prefeitura de Santana, por meio da Secretaria Municipal Extraordinária de Promoção da Igualdade Racial, lançou nesta terça-feira, 19, o primeiro dia da exposição em homenagem ao mês da Consciência Negra. O evento está sendo realizado no prédio anexo da Prefeitura e visa destacar a rica cultura de matriz africana, com ênfase na musicalidade, literatura e religião.
A jovem Ariane Rosa Mendes, integrante do terreiro Casa Afroreligiosa Guerreiro de Alexandria, participou da exposição para desmistificar conceitos sobre a Umbanda. “Estamos aqui para esclarecer o que é a Umbanda, falar sobre a utilidade das ervas e apresentar alguns artefatos usados em nossos rituais, além de compartilhar um pouco da nossa história”, disse Ariane.
O secretário de Igualdade Racial, Leo Fernando Cordovil, destacou que o evento tem o objetivo de aproximar as pessoas da cultura afro-brasileira. “Queremos propagar os elementos culturais de matriz africana, como as religiões, o batuque, o marabaixo, as festas tradicionais e a literatura, promovendo o conhecimento, o respeito e a valorização desses saberes”, afirmou.
A exposição é aberta ao público e ficará disponível até sexta-feira, 22 de novembro, das 07:30h à 13:30h, na avenida Dom Pedro I, entre as ruas Adalvaro Cavalcante e Ubaldo Figueira. Além disso, a Prefeitura promoverá o evento ‘Afro Marabatuque’ na Praça do Fórum, nos dias 29 de novembro e 1º de dezembro, para continuar as celebrações do mês da Consciência Negra.
Luana Silveira
Assessora de Comunicação
Prefeitura de Santana
Last modified: 19 de novembro de 2024