Santana Verão: Semduh avalia positivamente as fiscalizações contra o uso de linhas cortantes

1 de agosto de 2023

Durante o mês de julho, fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), estiveram realizando fiscalizações nas ruas de Santana para proibir o uso de cerol em linhas de papagaio ou pipas, uma das principais brincadeiras do período.

A Semduh lançou a campanha “Pipa Legal é sem Cerol. Corte essa ideia das suas férias”. Foram mais de 50 rolos apreendidos e destruídos pelos fiscais.

O chefe da fiscalização, José Francisco, ressalta a importância da ação e destaca que durante o período não foram notificados ou informados sobre acidentes de trânsito envolvendo linhas com cerol, nem mesmo fatais. “Ficamos felizes em concluir a fiscalização sem registrar esse tipo de estatística, e vale ressaltar a importância dessa campanha e conscientização da população”, disse.

Imagem: acervo PMS – Foto: Criysiano Mendes.

Segundo o Secretário em exercício João Carlos, empinar pipa não é ilegal, sendo inclusive uma tradição em muitos lugares e uma atividade saudável. O grande problema é quando a brincadeira se torna perigosa para quem está empinando e para quem está transitando, uma vez que o cerol é feito à base de vidro moído. “A legislação pune somente aqueles que desrespeitam os espaços adequados para a brincadeira ou que utilizam ou comercializam o cerol e a linha chilena”, observou João Carlos.

A penalidade prevista na lei municipal de número 1006/2013 é uma multa de R$200 reais. Além disso, também é proibido empinar pipas/papagaios próximo à fiação elétrica, devendo manter uma distância de 200 metros.

Ascom Semduh

Última modificação: 1 de agosto de 2023