

Iniciativa pioneira no Amapá visa qualificar profissionais da Atenção Primária à Saúde para detecção precoce do câncer de colo de útero e mama, com previsão de 11 meses de ações.
A Prefeitura de Santana deu início nesta quinta-feira, 16, a uma importante parceria para a saúde da mulher santanense. A programação foi lançada oficialmente com a primeira etapa do Projeto “Detecta APS” no município, um programa de âmbito nacional que chega à região Sudeste do Amapá com foco na qualificação da detecção precoce dos cânceres de colo de útero e mama, por meio das equipes da Atenção Primária à Saúde (APS).
O projeto é resultado de uma grande parceria entre o Ministério da Saúde, a Prefeitura de Santana e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo, no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

Luciana Soares, representante do Projeto Detecta APS explicou o objetivo da iniciativa: “O Projeto Detecta APS é um projeto PROADI que visa trabalhar com a detecção precoce do câncer de colo de útero e mama. Nós fizemos uma escolha, a partir de critérios epidemiológicos e técnicos, para que justamente aqui, a região sudeste do Amapá, fosse escolhida para poder inaugurar esse projeto no Brasil”, afirmou.
A execução do projeto terá duração de 11 meses e será dividida em duas etapas principais, conforme detalhado pelo Prefeito Bala Rocha: “Nós vamos ter duas etapas: uma etapa de treinamento, capacitação do nosso pessoal que atua na prevenção e do câncer tanto do colo uterino quanto da mama”.

O Secretário de Saúde de Santana, Plínio da Luz, destacou a importância dessa articulação para a população local: “Essa parceria busca oportunizar para a mulher santanense toda uma estrutura de diagnóstico e também de tratamento.” Ele ainda ressaltou o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SESA).
O “Detecta APS” é uma iniciativa que se alinha ao que o Prefeito Bala Rocha classificou como “Protege Mulher”, visando não apenas o diagnóstico, mas também a construção de planos de ação pelas equipes baseados em um diagnóstico territorial que irá balizar e orientar o trabalho ao longo dos meses. A ação reforça o compromisso da gestão municipal em oferecer um cuidado de excelência no SUS, investindo na capacitação de seus profissionais de saúde para salvar vidas.
Ivina Oliveira
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Santana
Last modified: 17 de outubro de 2025