Santana realiza 4ª edição da Conferência Municipal de Cultura

8 de outubro de 2023

Depois de mais de dez anos desde a última edição do evento, Santana sediou a 4ª Conferência Municipal de Cultura, que reuniu cerca de 150 pessoas durante o dia deste sábado, 7, no auditório do Centro de Educação e Cultura Bi Trindade, localizado no bairro Nova Brasília.

A Comissão Organizadora deu início aos trabalhos por volta das 9h da manhã, contando com a presença de diversas autoridades políticas e sociais, que entoaram o Hino Oficial da cidade de Santana, seguido da leitura do Regimento Interno.

Imagem: acervo PMS.

Em um amplo debate sob o tema “Democracia e Direito à Cultura”, a edição deste ano foi realizada em dois momentos. Durante a manhã, foram discutidos seis eixos temáticos programados, todos abordando questões fundamentais para o desenvolvimento cultural:

Eixo 1 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura.
Eixo 2 – Democratização do acesso à cultura e Participação Social.
Eixo 3 – Identidade, Patrimônio e Memória.
Eixo 4 – Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural.
Eixo 5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade.
Eixo 6 – Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

Imagem: acervo PMS.

Organizada pela Fundação Municipal de Cultura (Sancult), com o apoio do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), a conferência contou com a presença de diversos profissionais e ativistas da cultura santanense, como artistas, produtores, gestores, estudiosos e pesquisadores ligados ao setor, que representando a sociedade civil, discutiram propostas para a composição de um Plano Municipal de Cultura.

“Celebramos este momento único em que toda a classe artística e cultural de Santana se reúne para trocar ideias e sugerir soluções para o desenvolvimento deste setor que tem trazido resultados positivos para o Estado”, afirmou Cirley Picanço, conselheiro Estadual de Cultura, um dos convidados presentes na mesa de discussão.

A presidente da Sancult, Elaine Araújo, reafirmou o compromisso da instituição na elaboração da política pública de cultura e na promoção do acesso a toda a comunidade. “A conferência é um espaço ideal para a troca de informações sobre o nosso cenário cultural. Portanto, é fundamental a participação dos fazedores de cultura e da sociedade em geral para traçar metas e, juntos, construir políticas públicas mais assertivas para o setor.”

Para o prefeito Bala Rocha, que também esteve acompanhado da vice Isabel Nogueira, este momento é mais uma vitória conquistada por sua gestão.

Imagem: acervo PMS – Foto: Criysiano Mendes.

“Demos vários passos positivos para a cultura local, como a organização e ativação do Conselho Municipal de Cultura e a sanção do Sistema Municipal. Agora, estamos testemunhando a realização desta conferência, que trará resultados favoráveis para o futuro de nossa cidade”, celebrou o gestor.

Imagem: acervo PMS – Foto: Criysiano Mendes.

Durante a tarde, quando ocorreu discussão sobre os eixos temáticos, diversas propostas foram apresentadas e debatidas. Já no início da noite, foram escolhidos e aclamados os membros que serão delegados (titulares e suplentes) para representar o setor cultural da cidade na Conferência Estadual de Cultura do Amapá, prevista para acontecer no mês de novembro.

Última modificação: 8 de outubro de 2023