Santana Gripe Zero: vacinação contra a Influenza continua em unidades de saúde

29 de junho de 2021

A campanha de vacinação contra o vírus influenza, a gripe, está em andamento em Santana e segue em todas as Unidades Básicas de Saúde com a imunização de crianças de seis meses até 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), professores, trabalhadores da saúde, pessoas acima de 60 anos, pessoas com comorbidades (doenças crônicas), com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, das forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, além de adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Para mobilizar a vacinação contra a Influenza, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) lançou a campanha Santana Gripe Zero, que atendeu no último fim de semana mais de 1.300 pessoas em dois dias de imunização. Nesta 23ª campanha nacional de vacinação contra a gripe, a meta da Prefeitura de Santana é imunizar cerca de 40 mil pessoas até o final da campanha que vai até o dia 9 de julho.

A vacina contra a gripe protege contra três tipos de vírus: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2) e ajuda no diagnóstico para a Covid-19, uma vez que os sintomas são parecidos com os da gripe.

“É importante que as pessoas desses grupos compareçam às unidades básicas de saúde. As pessoas que receberam alguma dose da vacina contra a Covid-19 devem aguardar um intervalo de 14 dias para se imunizarem contra a gripe”, orienta o coordenador de Vigilância em Saúde, Plínio da Luz.

Para se vacinar, a pessoa deve apresentar documento de identidade, CPF, cartão do SUS e comprovação de que pertence ao grupo prioritário.

Veja o horário da sala de vacina da Unidade de Saúde mais próxima:

– UBS Parque das Laranjeiras – 7h30 às 12h
– UBS Drº Iacy Alcântara – 7h30 às 13h