Santana Cidade Junina: animação e organização marcam a 1ª noite do Arraiá da Tia Sebastiana

17 de junho de 2023

Quadrilha Mirim Estrela Santanense. Foto: Crisyiano Mendes | Acervo Prefeitura de Santana.

A 1ª noite do Arraiá da Tia Sebastiana, nesta sexta-feira, 16, foi um sucesso. É o terceiro evento do projeto “Santana Cidade Junina”, que busca valorizar a tradição da festa de São João na capital morena, e contribuir com espaços de lazer para as famílias santanenses.

O Arraiá é uma homenagem à educadora Sebastiana Ferreira, uma entusiasta das festas juninas, que dedicou sua vida a crianças e adolescentes em situação de risco, usando a cultura como forma de transformação social.

O prefeito de Santana, Sebastião Rocha, ressaltou a importância de preservar as tradições, pois elas contam as histórias do passado.

Prefeito Sebastião Rocha. Foto: Crisyiano Mendes | Acervo Prefeitura de Santana.

“É importante valorizar a nossa cultura, principalmente as festas mais tradicionais. A Tia Sebastiana foi uma grande professora do nosso município e alguém que cuidou com muito carinho desta tradição, e estamos fazendo o mesmo agora”, observou o prefeito.

Empreendedorismo local. Foto: Crisyiano Mendes | Acervo Prefeitura de Santana.

A festa impulsionou a economia local, com a participação de mais de 100 comerciantes e ambulantes habilitados. A artesã Maria Raimunda, de 68 anos, destacou a oportunidade de vender sua arte.

“Trabalho há 58 anos com crochê e artesanato em geral. A gente trabalha de casa e esse evento é uma grande oportunidade para fazermos uma renda extra”, afirmou Maria Raimunda.

Participação das famílias santanenses. Foto: Crisyiano Mendes | Acervo Prefeitura de Santana.

Gabriel Ferreira, participante da quadrilha junina santanense desde 2015, elogiou a organização da festa, admirado com a evolução da estrutura e do espaço para dança.

Os arraiais em Santana mostram o amor pela quadrilha junina, que ultrapassa gerações. Eraldo Jherody, pai da pequena Hillary Sophia, que já conquistou títulos em apresentações juninas, expressou seu amor pelo São João e compartilhou como toda a família se envolve na festividade.

Miss Mirim do grupo Estrela Santanense. Foto: Crisyiano Mendes | Acervo Prefeitura de Santana.

“Lá em casa nós temos um grande amor pelo São João, minha esposa dança, eu também, e é igual time de futebol, cada um torce para um, mas o amor é o mesmo’, destacou.

Segurança do evento garantida. Foto: Crisyiano Mendes | Acervo Prefeitura de Santana.

A segurança do evento foi garantida pelo Corpo de Bombeiros Militar, pela Superintendência de Trânsito e Transporte de Santana (Sttrans), pelo Batalhão Ambiental da Polícia Militar, pelos agentes ambientais da Secretaria de Meio Ambiente e pelos profissionais de segurança privada.

O circuito segue neste sábado, 17, na Vila Olímpica, a partir das 19h, com o Arraiá da Tia Sebastiana. Nos dias 22, 23 e 24, no mesmo local, acontecerá o Forrozão do Tio Gigante.

Lucas Mota e Luana Silveira | Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santana

Última modificação: 17 de junho de 2023