Nova etapa da campanha começou nesta quarta-feira, 22, e ocorre nas Unidades Básicas de Saúde e Policlínicas do município.
O Município de Santana avança para a 3ª fase da vacinação bivalente contra a Covid-19 e contempla gestantes e puérperas.
A vacinação ocorre nas Unidades Básicas de Saúde e Policlínicas do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, dois postos de saúde acolhem o público, conforme divulgação realizada no Portal da Prefeitura.
Os públicos das duas primeiras fases (população imunossuprimidas, quilombolas, ribeirinhos e idosos a partir de 60 anos de idade) que ainda não receberam a bivalente devem buscar os postos de saúde para garantir sua vacinação.
Já as pessoas restritas ao leito, que sejam do perfil das três primeiras fases, estão recebendo a vacinação em casa. Pessoas acima de 12 anos, que vivem em instituições de longa permanência e os trabalhadores destes locais também estão recebendo diretamente nos estabelecimentos.
Vacina bivalente
A vacina bivalente, além de proteger contra o vírus original da Covid-19, também garante a proteção contra a variante Ômicron. O imunobiológico é produzido pela marca Pfizer. Além da bivalente, as vacinas monovalentes, aplicadas até o momento, seguem sendo ofertadas nas unidades de saúde para o público em geral.
Documentos necessários
Ao comparecer aos postos de saúde, é necessário apresentar os documentos originais: identidade (com foto), CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência atualizado. Para as grávidas é necessário a apresentação do cartão da gestante ou exame de gravidez.
No caso dos imunossuprimidos, além dos documentos de identificação, é necessário apresentar documentação comprobatória, com os dados contidos no modelo padrão da Secretaria da Saúde.
Vale ressaltar que para quem não faz parte dos grupos prioritários, a vacina monovalente continua sendo fundamental para o combate à Covid-19 e ofertada a toda população a partir dos seis meses de idade.
A Secretaria Municipal de Saúde, segue avançando para aplicar a bivalente de forma ágil na população contemplada, conforme os critérios pré-estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Last modified: 22 de março de 2023