Santana amplia público-alvo da vacina bivalente

11 de abril de 2023

A Prefeitura Municipal de Santana, começou nesta segunda-feira, 10, a ampliação do público-alvo da vacina bivalente contra a Covid-19 para os trabalhadores da saúde, pessoa com deficiências permanentes que tenham 12 anos ou mais e pessoas com comorbidades. Estes novos públicos se unem às pessoas com 60 anos ou mais, pessoas com imunossupressão, puérperas (até 45 dias após o parto) e gestantes. Além de indígenas, quilombolas e ribeirinhos.

Para receber a vacina é preciso ter concluído, pelo menos, o esquema primário completo de duas doses com as vacinas monovalentes, respeitando o intervalo mínimo de 4 meses da última dose de vacina contra a covid-19 monovalente recebida.

Documentos necessários

As pessoas que vão receber o imunizante precisam apresentar o cartão de vacina, o cartão do SUS e um documento de identificação com foto, enquanto os imunossuprimidos, além destes documentos, devem apresentar laudo ou atestado médico datado de, no máximo, 12 meses, comprovando a condição. Não é necessária a apresentação de comprovante de residência. As grávidas precisam apresentar o Cartão Pré-Natal, e as puérperas, a certidão de nascimento da criança. As pessoas com deficiência de 12 anos ou mais precisam apresentar laudo ou atestado médico datado de, no máximo, 12 meses.

Sobre a imunossupressão, para receber a vacina bivalente, a pessoa com 12 anos ou mais precisa ser transplantada de órgão sólido ou de medula óssea; viver com HIV; com doenças inflamatórias em atividade e em uso de corticoides maior ou igual a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 ou mais dias; usar imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão; com erros inatos de imunidade; com doença renal crônica em hemodiálise; paciente oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses; e pessoas com neoplasias hematológicas.

São considerados trabalhadores da saúde aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Assim, compreende tanto os profissionais da saúde como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares; quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços diretos de assistência à saúde das pessoas.

Incluem-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares, como os cuidadores de idosos e doulas/parteiras. A vacina também será ofertada aos estudantes da área da saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde. Para fins de comprovação, os trabalhadores de saúde devem levar as declarações, em anexo, conforme a atividade/vínculo.

Pontos de Vacinação

A vacinação ocorre nas Unidades Básicas de Saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e nas Policlínicas de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

Já aos sábados, dois postos de saúde acolhem o público, conforme divulgação realizada no Portal da Prefeitura.

Última modificação: 11 de abril de 2023