’Santana Agro’: Prefeitura conclui cursos nas comunidades de Santa Maria do Igarapé do Lago e São Raimundo do Maruanum

23 de fevereiro de 2024

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Lucas Mota.

A Prefeitura de Santana, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Economia Solidária e Agricultura (SEMDES), finalizou os cursos de trabalhador na manutenção de motosserra, rabetas e similares, e de operador de trator agrícola nas comunidades de Santa Maria do Igarapé do Lago e São Raimundo do Maruanum. A capacitação foi viabilizada por meio de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), com o apoio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco (CODEVASF).

Os cursos tiveram a duração de 5 dias, totalizando 40 horas de treinamento, e contaram com a participação de agricultores, extrativistas e donas de casa locais, sob a orientação de instrutores do SENAR.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Lucas Mota.

Dona Rosa Henrique, uma agricultora de 62 anos, expressou sua satisfação em adquirir novos conhecimentos que podem ser convertidos em serviços e renda extra.

“Esta comunidade foi esquecida por muitos anos, e hoje podemos ver que a Prefeitura se importa com a gente, trazendo cursos até nossas casas, o que faz uma diferença enorme”, afirmou Dona Rosa.

Santana Agro

O “Santana Agro” é um programa voltado para impulsionar as atividades produtivas da piscicultura, agricultura e extrativismo no município.

Sua primeira etapa consiste em capacitações realizadas nas próprias comunidades, tendo sido já concluídos os cursos de elaboração de produção artesanal de alimentos derivados de peixes, manejo de açaí, manutenção de motores e operação de trator agrícola.

Lucas Mota

Prefeitura de Santana