Revitalizada e com novos espaços, Praça Isac Batista, no Paraíso, é inaugurada pela Prefeitura

20 de novembro de 2023

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

A Prefeitura de Santana inaugurou, nesta sexta-feira, 17, a nova Praça Isac Batista, localizada no bairro Paraíso. A obra de revitalização, reforma e instalação de novos espaços custou aproximadamente R$ 1 milhão de reais, sendo provenientes de emenda da ex-deputada federal professora Marcivânia Flexa no valor de R$ 573.655,72, além da contrapartida da prefeitura no valor de R$ 400 mil.

A nova estrutura recebeu uma quadra poliesportiva, playground, iluminação ornamental, além das reformas e revitalização do quiosque e da pista de esportes radicais.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

Para a autônoma Tarciane Saboia, moradora do bairro Paraíso há 38 anos, a praça é o espaço de lazer aguardado pelos residentes. “Está muito bonito. As cores, o espaço para as crianças brincarem. Agora temos um local excelente para trazer as crianças no fim da tarde”, enfatizou.

Fabricio Feitosa, que trabalha com a venda de churros há 17 anos, também aprovou o novo espaço. “Essa praça era o que estávamos precisando aqui no bairro Paraíso. Quero agradecer ao prefeito Bala por este espaço que será muito importante para nós, os ambulantes, onde poderemos garantir nossa renda e o sustento de nossas famílias”, destacou.

Artesã Adriana Carvalho. Foto: Ailton Leite.

As artesãs também aproveitaram a estrutura nova para expor seus trabalhos. Vindas de vários bairros de Santana, utilizaram um canto ao lado da quadra poliesportiva para apresentar ao público produtos feitos de crochê, biojoias e brinquedos. “Aproveitamos este momento em que a comunidade está aqui para mostrar o nosso trabalho e o que estamos produzindo”, relatou a artesã Adriana Carvalho.

Ismael Costa é filho de Isac Batista. Foto: Ailton Leite.

Para a família de Isac Batista, que dá nome à praça, este é um momento de reviver a homenagem prestada pelo ex-prefeito Rosemiro Rocha, que eternizou o nome de um homem que contribuiu significativamente para a comunidade de Santana. “É um momento muito especial para a família, onde podemos sentir o orgulho do pai, do avô, do irmão, de um homem que prestou relevantes serviços para a comunidade santanense como empreiteiro do grupo Caemi, oferecendo emprego para muitos santanenses. Ele não foi reconhecido apenas por isso, mas também pelo ser humano que foi, sempre estendendo a mão para quem precisava”, lembrou o filho, Ismael Costa.

A ex-deputada federal Marcivânia Flexa, autora da emenda para a reforma da praça, parabenizou a gestão Bala Rocha pela obra. Para ela, o espaço fundamental é para famílias, crianças e jovens. “Minhas filhas brincaram neste local. Fico honrada como autora desta emenda ao ver que a gestão do prefeito Bala fez um excelente trabalho nesta obra que será muito importante para o bairro Paraíso”, frisou a ex-deputada.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Anderson Almeida, destacou o trabalho executado no local. “Este espaço estava abandonado, mas foi revitalizado e reformado. Introduzimos novos espaços, como a quadra poliesportiva, que oferecerá diversas modalidades esportivas, como vôlei, basquete e futsal. Reformamos a pista de esportes radicais, onde os entusiastas de skate, bike e patins poderão utilizar. Também reformamos a lanchonete. Esta nova praça é ampla e proporcionará lazer e diversão aos moradores do bairro, bem como renda para os ambulantes, impulsionando a economia local”, frisou o secretário.

Para o prefeito Bala Rocha, as praças humanizam a cidade. Este é o local das famílias, das crianças, dos jovens, do esporte, do lazer, do entretenimento e do empreendedorismo. “É na praça que as pessoas vêm para se encontrar, conversar, se divertir. É também aqui que os ambulantes ganham sua renda para sustentar suas famílias. Portanto, é um espaço muito importante para a cidade”, ressaltou o prefeito.

Esta é a segunda praça digital entregue pela gestão Bala Rocha em Santana, fruto de uma parceria entre a prefeitura e a empresa provedora de internet Gnex Telecom. “Nosso objetivo é implementar internet gratuita em todas as praças da cidade”, concluiu o prefeito.

Ailton Leite

Assessor de Comunicação/Semop