Projeto “Alfabetizando nas Férias” encerra com sucesso em Santana”

24 de julho de 2024

Acervo PMS.

O projeto “Alfabetizando nas Férias: Aprendendo com Diversão” da Secretaria Municipal de Educação encerrou com grande êxito, trazendo resultados significativos para o município de Santana. Idealizado para fortalecer a alfabetização entre alunos do 1° ao 5° ano da rede municipal, a iniciativa foi uma resposta aos desafios identificados pela avaliação formativa, que revelou que 15% dos estudantes estavam nos níveis mais baixos de fluência leitora.

Durante duas semanas, de 8 a 19 de julho, os participantes foram agrupados por idade, mesclando diferentes níveis de fluência para favorecer a colaboração. A metodologia adotada foi criativa e lúdica, projetada para manter os educandos engajados e motivados na aprendizagem. A equipe dedicada de professores regentes, auxiliares, guias leitores e recreadores trabalhou incansavelmente para oferecer quatro horas diárias de atividades, sendo três voltadas para estudos intensivos e uma para recreação dirigida.

Acervo PMS.

O último dia do projeto foi marcado por momentos de recreação e diversão especialmente planejados para as crianças, proporcionando um encerramento alegre e memorável para todos. Este dia festivo não apenas celebrou o êxito do trabalho, mas também reforçou os laços comunitários e o compromisso com a educação de qualidade.

“O “Alfabetizando nas Férias 2024” é um sucesso dentro da rede municipal de ensino. Os nossos alunos compareceram, as famílias nos apoiaram e os nossos profissionais criaram estratégias pedagógicas diferentes para atrair esse aluno e fazer com que ele aprenda mais. A alfabetização aqui é levada a sério, com índices crescendo e os alunos aprendendo. Eu estou aqui para agradecer a todos os envolvidos nessa iniciativa e dizer que o município está construindo um futuro melhor para as suas crianças. Obrigada”, reconhece Silvia Quadros, Coordenadora da Educação Básica.

Com o encerramento bem-sucedido, Santana reafirma seu compromisso com a educação de qualidade e seu esforço contínuo para melhorar os índices locais, proporcionando aos alunos oportunidades valiosas de aprendizagem durante as férias escolares.

Karoline Silva
Secretaria Municipal de Educação